Faltam quatro dias para as eleições 2022. O SINJUSC e o Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público reforçam a plataforma política para que no domingo, você possa escolher um(a) candidato(a) que garanta, respeite e invista no desenvolvimento de políticas públicas a partir do serviço público.
O QUE É A PLATAFORMA?
A Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público é um desdobramento de todo trabalho realizado nos últimos dois anos em defesa do serviço público, sobretudo na luta contra a reforma administrativa (PEC 32/20). A Plataforma traz 7 eixos principais com o objetivo de reconstruir o serviço público no Brasil. Além de ser um documento que pode ajudar na escolha de políticos comprometidos com as pautas do movimento sindical, ainda serve como parâmetro quais candidatos estão comprometidos com o serviço público. Acesse aqui o documento.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PLATAFORMA PARA O TRABALHADOR PÚBLICO?
Os trabalhadores públicos vêm sofrendo constantes ataques por gestores federais, estaduais e também municipais. Corte de verbas, falta de investimentos, assédios, corte de direitos, congelamento salarial, sucateamento das condições de trabalho que reflete no atendimento prestado à população. Por isso, escolher bem os seus candidatos é um exercício de cidadania e respeito consigo.
QUAIS CANDITADOS EM SANTA CATARINA ESTÃO COMPROMETIDOS COM A PLATAFORMA?
A Plataforma foi lançada em setembro, durante evento na sede do SINJUSC, em que TODAS as candidaturas foram convidadas. O lançamento foi aberto e cerca de 40 políticos que concorrem às eleições compareceram e declararam apoio ao documento. O Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público entende que este é um recorte importante que os servidores públicos de SC deve levar em consideração na hora de escolher.
Para saber quais, veja a relação ao final dessa matéria.
QUAL O ENVOLVIMENTO DO SINJUSC COM A PLATAFORMA?
O SINJUSC, de forma coletiva com o Fórum, Fenajud e outras entidades sindicais, tem protagonizado nos últimos anos atos que buscam a defesa real e concreta do serviço público: luta contra a reforma da previdência, mobilização contra a reforma administrativa (PEC 32), campanha em defesa da vida e pela vacinação contra a Covid, congelamento da Lei Complementar 173/20, entre outras pautas.
Todo esse trabalho é focado na garantia de direitos e condições de trabalho e, ele não seria tão penoso e árduo, se os parlamentares valorizassem o bem público. De todos os atuais parlamentares da Câmara Federal eleitos por Santa Catarina (são 16), apenas um apoiou as pautas do serviço público: deputado Pedro Uczai.
Reforça-se, ainda, que em agosto desse ano, essa mesma mobilização conjunta garantiu o protocolo na Alesc, do projeto popular que pede a revogação da alíquota previdenciária para quem recebe até o teto no INSS. E isso só foi possível porque teve o envolvimento e participação de deputados apoiadores, diferentes dos que aprovaram a reforma: veja quais foram contra os trabalhadores aqui.
MEU CANDIDATO NÃO ESTÁ NA LISTA, O QUE DEVO FAZER?
Apresente a plataforma ao seu candidato e ou verifique quais as propostas de campanha e se elas referenciam o fortalecimento do serviço público e dos direitos dos trabalhadores.
DEPOIS DE VOTAR, O QUE POSSO FAZER PARA SABER SE FIZ A ESCOLHA CERTA?
Após verificar a plataforma, a listagem e conferir o comprometido com o serviço público, votar, e ter seu candidato eleito, você tem diversas maneiras de acompanhar o trabalho dele durante o mandato. Seja pelo noticiário político, pelas páginas dos órgãos oficiais (como sites da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados) ou pelas próprias redes sociais dos políticos. Você também pode utilizar canais como ouvidorias, portais de transparência e a Lei de Acesso à Informação (LAI) para fiscalizar e cobrar os políticos durante o mandato.
TODOS OS PARTIDOS POLITICOS FORAM CONVIDADOS PARA APOIAR A PLATAFORMA?
Sim, foi feito amplo convite às candidaturas pelos sindicatos que compõem o Fórum, sendo o dia do lançamento um evento aberto. Conheça a Plataforma e certifique-se de que seus candidatos e candidatas estão comprometidos com as demandas da nossa categoria.
QUAIS OS 7 EIXOS DA PLATAFORMA?
- DEMOCRACIA E SOBERANIA POPULAR
- DEFESA DOS SERVIÇOS E EMPRESAS PÚBLICAS E VALORIZAÇÃO DA(O)S SERVIDORA(E)S
- FORTALECER AS POLÍTICAS SOCIAIS
- COMBATE À DESIGUALDADE ECONÔMICA E SOCIAL
- DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL COM TRABALHO E DIGNIDADE
- DEFESA DAS INSTITUIÇÕES E LEIS DE PROTEÇÃO TRABALHISTA E SINDICAIS
- DIREITOS HUMANOS E COMBATE ÀS DISCRIMINAÇÕES
Eleições 2022; vote em quem te defende!
Candidaturas presentes que se comprometeram a apoiar a plataforma
- Governadores (a)
BIA VARGAS – VICE DE DÉCIO LIMA (PT) 13
JORGE BOEIRA (PDT) 12
- Senadores (as)
AFRÂNIO BOPPRÉ (PSOL) 500
JOSÉ FRITSCH (PT) – 1º SUPLENTE DE DÁRIO BERGER (PSB) 400
- Deputados (as) federais
CARLA AYRES (PT) 1344
KEREXU (PSOL) 5001
PEDRO UCZAI (PT) 1350
GIOVANA MONDARDO (PC DO B) 6565
MAURICIO MULINARI (PSOL) 5075
RENÊ MARCOS MUNARO (PT) 1333
ANA PAULA LIMA (PT) 1313
KÁTIA COSTA (PSOL) 5025
ASSIS (PT) 1312
VICTOR GASPODINI (PSOL) 5000
PROFESSOR VIEIRA (PT) 1361
JORDANA SAGE (PDT) 1200
MARCO BUZZI (PDT) 1255
ANDERSON BATATA (PP) 1178
ROGÉRIO PORTANOVA (PT) 1340
JÚLIA ANDRADE (UP) 8000
CAMASÃO (PSOL) 5050
- Deputados (as) Estaduais
LUCIANE CARMINATTI (PT) 13601
MARQUITO (PSOL) 50150
GLAUTER SOARES (PT) 13007
DIRCEU DRESCH (PT) 13450
MANDATA COLETIVA BEM VIVER – CÍNTIA MENDONÇA (PSOL) 50999
FABIANO DA LUZ (PT) 13500
VANDA PINEDO – COLETIVO NOSSA FORÇA E VOZ (PT) 13913
THAÍS TOLENTINO (PSOL) 50555
SARGENTO AMAURI SOARES (PSOL) 50580
CLÁUDIO MÁRCIO (PT) 13100
PROFESSOR LINO PERES (PT) 13333
LUCI CHOINACKI (PT) 13003
CÉLIO ELIAS (PT) 13633
PROFESSOR PEDRO CABRAL (PSOL) 13123
COLETIVA RAÍZES – LIVIA GUILARDI (PSOL) 50222
COLETIVO JUVENTUDE – DANIELY RAMOS LUZ (PT) 13013
NEODI SARETTA (PT) 13120
COLETIVO FELIZ DE NOVO – RAFAEL (PT) 13713
THALINY (PDT) 12123
Obrigado pela relação de candidatos … assim sei em quem não VOTAR …
Vocês tem que ser IMPARCIAIS … gostaria que publicassem … obrigado.
A dica está dada, só não vota com inteligência e consciência quem quer reclamar depois. Já vi esse filme muitas vezes. Parabéns Sinjusc, me orgulho sempre de pertencer a um Sindicato de luta.