Comarca de Caçador

Valentes nas comarcas mobilizam para GT sobre reestruturação de cargos

As diretoras do SINJUSC e integrantes do Coletivo Valente, Carolina Rodrigues Costa e Cristiane Müller, estiveram esta semana percorrendo comarcas da Serra e Oeste Catarinense. Ao total, foram 9 locais de trabalho visitados: Tangará, Fraiburgo, Santa Cecília, Curitibanos, Capinzal, Videira, Herval d’Oeste, Caçador e Lebon Régis.

Na pauta, a discussão sobre a reestruturação de cargos e a convocação para os servidores participarem do Grupo de Trabalho, em 24 de setembro, com horário e local a serem definidos. O grupo foi tirado no Congresso do SINJUSC, em maio deste ano. Ele é responsável por debater as condições remuneratórias e estruturais dos trabalhadores do judiciário de Santa Catarina. Além dele, outros dois foram instituídos: GT 1 – Saúde Mental e Tecnologia; GT 2 – Neoliberalismo e o ataque aos direitos da classe trabalhadora. As discussões desses outros GTs estão em andamento.

O GT do dia 24 oportuniza à categoria e sindicato a discussão das condições de trabalho nas comarcas. Recentemente, o SINJUSC fez uma pesquisa em que tabelou todas as atribuições e funções dos servidores nas comarcas: em qual cargo trabalha, para qual prestou concurso, em quais condições trabalha, disfunções, a dinâmica do trabalho (presencial e teletrabalho), entre outras informações.

Esse levantamento e a realização das reuniões municiam o SINJUSC nas negociações com o Tribunal, uma vez que o TJSC possui um projeto de reestruturação em andamento e o sindicato solicita a participação efetiva no processo.

SAÚDE MENTAL E RODA DE CONVERSA|

Também nas mobilizações pelas comarcas, as diretoras reforçam o trabalho do Sindicato em defesa da saúde mental dos servidores e convidam para participar da Roda de Conversa, que acontece uma vez por mês de forma online. O próximo será realizado em setembro, com data a ser definida, sempre depois das 18h, mas interessados podem reservar vaga, fazendo inscrição AQUI.

PLANTÃO REGIONALIZADO|

O plantão regionalizado, implementado no começo do mês, vem causando problemas, como alertado pelo SINJUSC. Nas comarcas, vários são os relatos de sobrecarga, problemas na comunicação dos autos de prisão em flagrante, falta de segurança, problemas com o pagamento dos deslocamentos para outras comarcas, etc. Sobre isso, é instruído aos servidores que relatem tudo à Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Judicial (clique aqui e acesse), com cópia do SINJUSC, no e-mail sinjusc@sinjusc.org.br.

Nesse momento, é fundamental o relatório de todo o ocorrido no plantão: problemas e excessos de sistemas, volume de trabalho, órgãos e pessoas que não atendem aos chamados, demoras: todo o cotidiano do plantão, com a finalidade de demostrar que a resolução precariza o serviço prestado e sobrecarrega quem nele trabalha.

REPRESENTATIVIDADE FEMININA|

As diretoras também oportunizaram a presença majoritária das mulheres para falar de representatividade feminina e convidar pro Encontro de Mulheres, que esse ano acontece em Brusque, dias 16 e 17 de setembro. A programação está sendo definida. No evento, será lançada a 7ª edição da Revista Valente, as demais você confere online aqui.

AGENDA NAS COMARCAS CONTINUA|

A agenda de visitas continua pelo Estado, com agendas confirmadas a partir do 5 de setembro, isto porque na próxima semana será realizado o Encontro da Experiência, em Gravatal/SC. Acompanhem o Sindicato pelas redes sociais e verifiquem quando o SINJUSC está na sua Comarca!

Conecte

Instagram

Facebook

Twitter

Um comentário

  1. Nas próximas reuniões com a Presidência, o SINJUSC deveria pleitear também a desvinculação da gratificação de nível superior ao nível 7A da tabela de vencimentos, de tal modo a que a gratificação correspondesse a 10%/20% do nível em que o servidor realmente estiver. Fica a dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *