De acordo com o DIEESE, só no primeiro bimestre de 2023, sobraram R$ 194,42 milhões do orçamento do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Esse valor cobre a implementação de um índice de 21% na data-base de 2023.
Em relação às despesas com pessoal reguladas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um aumento nominal de 21% manteria o PJSC abaixo de todos os limites impostos pela legislação e, portanto, livre de quaisquer vedações.
Para a Presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “os números mostram que o orçamento do TJSC deste ano deve ser maior que o de 2022. Isso quer dizer que o TJSC tem dinheiro para avanços econômicos em patamares semelhantes aos alcançados no ano passado com URV, data-base e outras conquistas”.
TENDÊNCIA DE CORREÇÕES ACIMA DA INFLAÇÃO
De acordo com o boletim do DIEESE, “De Olho nas Negociações”, dos 1.184 reajustes oriundos de negociações coletivas realizadas no primeiro bimestre de 2023 em todo o país, 73,6% fecharam com índices acima da inflação (INPC). “O quadro que começa a ser desenhado em 2023 mostra predominância dos reajustes acima da inflação, em forte contraste com o ocorrido em anos anteriores”.
Ainda temas parcelas atrassadas da data base de 2.021.
Cobrem os atrasados que até hj não pagaram. Já estamos em 2023 e 2021 não foi honrado.
Esse pagamento da URV é para todos os Estados , eu sou da Bahia.
Não Maria, nesse caso é a correção da URV especificamente para as trabalhadoras e os trabalhadores do judiciário catarinense!