Trabalhadores públicos e privados se unem contra privatização da Eletrosul

Trabalhadores públicos e privados lutam contra a tentativa de privatização da Eletrosul. O SINJUSC se somou a esta luta de diversas entidades dos trabalhadores, seus respectivos sindicatos e movimentos sociais em defesa do serviço público de qualidade, no início deste mês. Caso concretizada, a privatização levará ao aumento do custo da energia elétrica e à demissão em massa.

Privatizar empresas públicas saudáveis e eficientes, como a Eletrosul, não faz sentido. A manutenção da empresa pública favorece quem mais precisa, protege o patrimônio público e presta serviço de melhor qualidade à população. É com esta constatação que muitos países inclusive voltaram a estatizar suas empresas, a exemplo da Inglaterra, berço das privatizações. Apesar disso, a assembleia dos acionistas realizada durante dos protestos aprovou, por maioria de votos, mudanças do estatuto que permitem a privatização da Eletrosul.

Apoiar os trabalhadores contra demissão e contra retrocessos no setor público faz parte da solidariedade e luta social que toda entidade sindical deve realizar. O SINJUSC mantém-se firme neste propósito. A sociedade necessita saber que nós, trabalhadores do judiciário, não somos privilegiados. Talvez assim possamos ter apoio dela em nossas lutas por um tratamento justo e que respeite o trabalhador público do judiciário.

[Não deixe de saber]

Foi demonstrado através de dados que a Eletrosul e Eletrobras são empresas altamente eficientes e estão preparadas para transformar o conceito de Serviço Público como referência de qualidade e fomento da infraestrutura. São instrumentos imprescindíveis para o desenvolvimento regional e controle das águas e dos reservatórios que são fundamentais para a inserção das matrizes energéticas renováveis (eólica e solar). Não estão quebradas e tem plano de otimização em curso aprovado no Plano Diretor de Negócios e Gestão 2017-2012 (PDNG), incluindo desinvestimentos na ordem de R$ 20bi. A Eletrobras há 55 anos gera e transmite energia para todo o país, é 10º maior empresa de energia elétrica do mundo, reconhecida internacionalmente, tem 94% de geração por fontes renováveis – 87% hídrica, é a maior responsável pela matriz elétrica brasileira, executa programas de governo Procel, Luz para todos, Proinfa, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *