Trabalhadores preparam mobilizações para o dia 15

Se de um lado trabalhadores denunciam os efeitos danosos da Reforma da Previdência – a retirada de direitos pela Reforma contida na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/16, por exemplo, aumentou o pedido de aposentadorias no serviço público federal em todo o ano passado – de outro, entidades convocam uma grande mobilização nacional para esta quarta-feira, 15, principalmente contra as mudanças na Previdência Social, mas também contra a Reforma Trabalhista e o PL das terceirizações (4.302/1998), que poderá afetar concursos públicos e contratação de servidores.

O Boletim Estatístico de Pessoal, elaborado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informa que o número de servidores públicos que anteciparam a aposentadoria em 2016 foi o mais alto desde 2003, quando ocorreram as últimas grandes mudanças na Previdência Social. No segundo semestre de 2016, a União tinha 577,4 mil aposentados, 6,1% mais do que no final de 2015.

Para enfrentar a PEC 287/16, a mobilização dos trabalhadores na quarta-feira ocorre em diversas frentes. No Judiciário de Santa Catarina, o SINJUSC remeteu para todas as comarcas e para o Tribunal de Justiça um cartaz e cartilhas que tratam especificamente dos efeitos danosos da PEC 287/16 para os trabalhadores do serviço público, inclusive juízes e promotores.

O Sindicato recomenda que advogados, promotores, magistrados, estagiários e trabalhadores terceirizados sejam convidados a participar da leitura e debate da cartilha, já que todos serão atingidos pela Reforma da Previdência. Recomenda também que os servidores usem a camiseta preta da Campanha #ValorizaçãoDoServidorJá, façam fotos registrando o movimento e enviem para o e-mail imprensa@sinjusc.org.br.

Assim como ocorre no Judiciário, inúmeras categorias estarão mobilizadas de diferentes maneiras. A União dos Policiais do Brasil (UPB), por exemplo, recomendou a todos os sindicatos que realizem assembleias unificadas. Em Florianópolis, a assembleia inicia às 10h30min do dia 15 na Praça da Bandeira, diante da Assembleia Legislativa, informa o Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (SINPOL-SC).

O Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal em Santa Catarina (SINTRAJUSC), em assembleia geral semana passada, orienta paralisação todo o dia. Na Justiça do Trabalho, ocorre um ato às 15h nas Varas do Trabalho, na Beira-Mar Norte. Na Justiça Federal serão realizadas ações com a participação do Ministério Público. 
Para apoiar os materiais sobre a Reforma da Previdência e ampliar conhecimentos sobre os impactos na sociedade, veja os seguintes vídeos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *