Trabalhador em formação

O SINJUSC abriu ontem para uso dos trabalhadores o Espaço de Memória, Cultura, Pesquisa e Vivência João de Oliveira. O ato iniciou no auditório do Sindicato, com saudações de representantes de entidades, recepção aos convidados pelo presidente e vice-presidenta do SINJUSC, Walmor Grando e Célia Regina Capeleti, e em seguida, o professor Sandro Livramento palestrou sobre a importância da educação na formação do trabalhador.

Depois das atividades no auditório, todos se encaminharam para o Espaço de Memória, onde a  viúva de João de Oliveira, falecido em 2014, descerrou a placa de inauguração.

Aos 64 anos de idade, Maria Teresinha Mayer de Oliveira saiu de Brusque, onde reside, para participar da noite de homenagem a João de Oliveira. Nos 37 anos em que foi casada com João, relata, foram incontáveis as vezes em que participou de atividades do Sindicato, e entre elas, muitos Encontros da Experiência: “A gente dançava muito nos bailinhos”, relembra.

A dona de casa Maria Teresinha também lembrou quando João ingressou no Poder Judiciário. Os dois estavam há bem pouco tempo casados. “Ele fez o concurso e depois de uns dias chegou em casa meio amuado, triste, mas eu sabia que tinha alguma coisa estranha”, apontou. “No fim ele se abriu e confessou que havia passado e que seria trabalhador público”, revelou ela com orgulho.

MOSTRA

Além do descerramento da placa que dá nome de João de Oliveira ao lugar, na abertura do Espaço de Memória, Cultura, Pesquisa e Vivência foi aberta a mostra com 25 fotografias de trabalhadores em situações extremas. Esta mostra integra o movimento Abril Verde do Ministério Púbico do Trabalho de Santa Catarina, marcando o mês em que são lembradas as vítimas do trabalho. A mostra pode ser visitada até o dia 26 de maio no SINJUSC. Os participantes também puderam visitar a biblioteca do Sindicato, que está em fase de organização, e ver camisetas e cartazes de mobilizações e campanhas salariais.

DEPOIMENTO

(Texto de Luizinho – Luiz Nascimento e Carvalho)

JOÃO DE OLIVEIRA, o seu João, como carinhosamente era conhecido por todos os colegas, foi um servidor que mesmo depois de aposentado nunca parou de participar das lutas realizadas em defesa dos direitos dos trabalhadores ativos e aposentados do Poder Judiciário. Ele nunca deixou de participar dos Encontros dos Aposentados, realizado todos os anos.

Em companhia de sua esposa Maria Teresinha, participava das atividades, dos bailes, das brincadeiras e das palestras. Suas características? Alegre, brincalhão e otimista, tinha uma palavra para animar seus colegas durante as reuniões, passeatas, greves, assembleias e congressos do SINJUSC.

Infelizmente, faleceu, assim como muitos outros aposentados, sem que tivesse realizado seu sonho, que era o de poder receber os valores a que tinha direito junto ao Tribunal de Justiça.

O Sindicato, em reconhecimento à luta desse trabalhador aposentado na busca de seus direitos junto com seus colegas, prestou uma homenagem, dando o seu nome para a sala de cultura. Homenageando o seu João, o Sindicato estende essa homenagem a todos os colegas que já não se encontram entre nós.

ENTIDADES

Participaram dos eventos da noite desta quinta-feira representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus PR), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis (Sinergia), União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco), Gabinetes dos deputados estaduais Luciane Carminatti e Dirceu Dresch, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalesc), Instituto Arco-íris e Fundação Hassis, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *