Trabalhador do TJSC sobrecarregado: carga de trabalho cresceu 38%

Cada trabalhador do judiciário catarinense tem sob sua responsabilidade aproximadamente mil processos. É a maior carga de trabalho entre os tribunais estaduais de médio porte e a segunda entre todos os 27. De 2015 para 2016, houve aumento de 38,6% na demanda. O posto “inglorioso” ganhou destaque no Justiça em Números 2017, divulgado recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com base nos dados de 2016.

A sobrecarga de trabalho preocupa o SINJUSC, que desde o início das negociações salariais 2017 pauta o assunto na mesa de negociação, cobrando a recomposição de trabalhadores. O judiciário de Santa Catarina tem hoje um déficit de 566 postos de trabalho. Embora a administração do Tribunal reconheça o problema [inclusive publicamente, com recente matéria reportada em jornal de grande circulação no Estado], se abstém em fazer novo concurso e, até mesmo, em chamar os aprovados no edital 34/2014.

A cada ano, cerca de 100 novos cargos ficam vagos à espera de reposição, e a alta produtividade, que o TJSC tanto tem orgulho em publicar, não pode ser deficitária. Ficar em primeiro lugar no ranking de produtividade não deveria ser motivo de orgulho, é métrica para o Tribunal impor mais demanda, sem compensar financeiramente os trabalhadores.

Enquanto o TJ nega a reivindicação dos trabalhadores, o uso indevido da mão de obra de estagiários segue normalmente, apesar de notificação do MPT. Do total da força de trabalho no PJSC (5.788 cargos efetivos, 714 comissionados sem vínculo efetivo, 493 magistrados e 2.878 estagiários) 40% são estagiários. Quase metade do quadro funcional, contando estagiários e comissionados, é composta por mão de obra não concursada.

Todos esses dados reforçam a importância das Lutas do SINJUSC: #PCSjá, #ReposiçãoJá, #ValorizaçãoJá, #RespeitoJá. Seguimos na Luta!

 

Números do judiciário catarinense

2.878 – estagiários

5.788 – trabalhadores efetivos

2.610 – comissionados

714 – comissionados sem vínculo efetivo

496 – magistrados

566 cargos vagos

 

Carga de trabalho

2014 – 656 processos por trabalhador

2015 – 726 processos por trabalhador

2016 – 1006 processos por trabalhador

 

[falta] Valorização

lugar em produtividade no 1º grau (entre os tribunais estaduais de médio porte)

lugar em produtividade no 1º grau na média nacional

14º lugar em remuneração na média nacional

 

Leia também 

Trabalhadores do TJSC: 1º lugar em produtividade, mas 14º em salário

Sindicato cobra reposição de servidores para atender demanda no Judiciário de SC

Ministério Público do Trabalho notifica TJSC sobre estagiários

 

O aumento na carga de trabalho, a alta produtividade, a remuneração aquém, também foram pauta da TV SINJUSC. Assita ⬇

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *