Trabalhador do judiciário participa de obra coletiva

O livro Luz de 1915, Fé e Esperança será apresentado ao público de Florianópolis no próximo dia 27/06 no Plenário Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas. A obra foi escrita pelo oficial de justiça do Poder Judiciário catarinense Alessandro Jorge Pickcius, pela professora de Matemática Juliane Kruger Stoeberl, pela aposentada Adaltiva Veiga e pelo agricultor Gesiel Veiga.

O livro começou a ser projetado no início de 2016, como uma atividade coletiva. Após o planejamento, foram realizadas buscas e pesquisas de material histórico sobre a Colônia Poço Claro. Na obra estão mais de 100 ilustrações e fotografias que, com o texto, recontam a dedicação e a solidariedade entre os agricultores familiares, que levavam uma vida humilde, porém alicerçada na fé e na esperança de dias melhores.

A Colônia Poço Claro é uma comunidade centenária de Itaiópolis, município do Planalto Norte catarinense colonizado em 1829 por alemães de Trier. Na região, de outubro de 1912 a agosto de 1916 ocorreu a Guerra do Contestado, entre forças governamentais do Paraná, Santa Catarina e Federal, de um lado, e, de outro, trabalhadores sem terra desarmados.

Nem mesmo a guerra impediu que, em 1915, moradores da Colônia fundassem o Centro Espírita Jesus de Nazareth, fizessem funcionar a Escola Joana D’Arc, para que os filhos dos agricultores aprendessem a ler e a escrever, e ainda abrissem uma farmácia homeopática, que atendia gratuitamente. Participe. O evento de lançamento do livro é gratuito.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *