#TodasJuntas contra a retirada de direitos

Eram muitas e todas juntas! Cansadas das opressões, mulheres de Florianópolis e região ocuparam as ruas da capital em reverência ao Dia Internacional das Mulheres, articulado pelo 8M – Santa Catarina. Mulheres do SINJUSC também somaram na luta, que reuniu cerca de 1,2 mil pessoas na noite desta quarta-feira (8).

Em marcha e tons de roxo, elas denunciaram por voz, roupas, cartazes, música, dança, encenação e palavras de ordem que, perder direitos não é uma opção.

“Somos a voz que o sistema não calou. Somos a garantia. Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede. Seja a resistência. Somos Fortes, não nos furtamos da Luta. Se cuida seu machista, a América Latina vai ser toda feminista”, 8M – Santa Catarina.

Estas e muitas outras foram as falas de luta que ecoaram pelo centro da cidade, em um gesto de unidade. Para encerrar o movimento, que seguiu até às 21h, o recado supremo foi: “Não sairemos da Rua”.

Manifestações pelo Estado

Em diversas categorias e latitudes, o movimento reuniu mulheres em outras cidades do EstadoJoinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Lages, Fraiburgo e Jaraguá do Sul.

A importância do dia de ontem é uma resposta à misoginia e às violências provocadas pelo patriarcado, machismo, capitalismo, discriminação racial, de classe e de gênero. Afinal, feminismo é um sentimento necessário e indispensável para a dignidade humana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *