TJSC só não paga data-base e ganho real se não quiser

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina tem condições orçamentárias e financeiras para pagar já neste mês (e em uma única vez) a reposição integral da inflação da data-base de 2017, de 4,08% em maio, e ainda garantir ganho real. Para isto, basta apenas a decisão da administração de onde quer aplicar parte dos seus recursos destinado ao pessoal, se na conta do superávit financeiro ou nos salários de seus trabalhadores.

Em 2016, apesar de o TJ apresentar um superávit de cerca de R$ 127 milhões, atrasou para 2017 a reposição da defasagem da inflação dos salários. Em maio passado, o TJ já contigenciou quase R$ 40 milhões da conta “vencimentos e vantagens fixas”.

Portanto, o Tribunal não tem do que reclamar diante da pauta econômica dos trabalhadores, e pode resolver essas duas questões – reposição imediata dos 4,08% e garantir ganho real – imediatamente. A decisão é apenas administrativa, ou seja, política. Os trabalhadores só têm um caminho, que é reivindicar e depois lutar para manter e ampliar seus direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *