TJSC apresenta contraproposta, mas greve continua por tempo indeterminado

Em segunda reunião, o órgão propôs reajuste de 16% no auxílio-alimentação, reposição inflacionária de 6,5% e 45 dias para enviar o NPCS ao presidente do tribunal, após o fim da greve. O pedido de aumento real foi negado.

As negociações entre o TJSC e SINJUSC avançaram na tarde de hoje, dia 17, onde foi realizada a segunda reunião entre as partes, para negociar o pleito da categoria. Das quatro reinvindicações, o tribunal apresentou contrapropostas para três, sendo que o pedido de aumento real foi negado.

A diretoria avaliará a pauta junto com o Comando de Greve na próxima semana. Desta forma, a greve no Poder Judiciário catarinense, que teve início no dia 9 de abril, continua por tempo indeterminado.

O corpo de magistrados presidida pelo desembargador Cláudio Valdyr Helfenstein propôs aumento de 16% no auxílio-alimentação (R$160,00), reposição inflacionária de 6,5% mais a diferença do IPC de maio, o que atingirá a casa dos 8,1%. Além de disso, propuseram o envio do NPCS ao presidente do tribunal em 45 dias, a partir do retorno dos servidores ao trabalho.

A direção do SINJUSC, acompanhada por membros do Comando de Greve e corpo técnico do sindicato, questionou várias vezes as contrapropostas, reiterando o pleito deliberado em última assembleia. O TJSC por sua vez, argumentou que “no momento, era o que podia oferecer”.

“Não é possível discutir maiores aumentos, isto é inviável. Nossa arrecadação ficou abaixo do estimado e não temos como atender de forma integral as reivindicações. Entendemos a luta dos servidores e sabemos que ela é justa, mas não podemos sair da nossa realidade orçamentária”, pontou Helfenstein.

O presidente do SINJUSC, Laércio Raimundo Bianchi, também lembrou as causas dos servidores aposentados, reforçando que o oferecido pelo tribunal não atinge os inativos. O órgão respondeu que o assunto precisa de “mais estudos”.

A comissão presidida pelo desembargador está composta ainda dos juízes Vitoraldo Bridi (Presidência), Jefferson Zanini (1ª Vice-Presidência), e Antônio Zoldan da Veiga e Paulo Roberto Toniazzo (Corregedoria-Geral da Justiça).

A reunião foi pauta jornalística da Band TV, RBS TV e ND, que entrevistaram in loco os representantes do sindicato. As matérias poderão ser vistas ao vivo hoje à noite nas respectivas emissoras e amanhã na edição do ND.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *