Suicídio na terceira idade é tema de live com psicólogos

O SINJUSC convida a categoria, em especial os aposentados, para acompanhar mais uma transmissão ao vivo pela página do Facebook sobre suicídio na terceira idade. É amanhã, às 13h. Os convidados são o psicólogo Mateus Graoske Mendes e a psicanalista Marta Inés Arabia.

O Mapa da Violência 2014, organizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, aponta que, acima dos 60 anos, há oito suicídios por 100 mil habitantes, taxa maior que a registrada entre outros grupos etários. Entre 1980 e 2012 — período avaliado no estudo —, houve crescimento de 215,7% no número de casos entre os idosos. Para especialistas, acúmulo de perdas e isolamento social estão entre as motivações para o ato extremo.

Em recente entrevista ao Correio Braziliense, que publicou especial sobre o assunto, a psiquiatra Helena Moura, especialista em psicogeriatria pela Universidade de São Paulo (USP) afirmou que por trás desejo de antecipar o fim da vida, estão as perdas. Perda de saúde, autonomia, produtividade, papéis sociais. Perda de cônjuges, amigos, cuidadores e de outras pessoas nas quais eles depositam confiança.

“A depressão tem um papel muito importante, assim como as questões de aspectos sociais da terceira idade, como a de estar passando por mais perdas, estar passando pela aposentadoria e não se sentir mais útil, de os filhos terem saído de casa, de ele ter mais dificuldade de se encaixar em uma sociedade como a nossa, que não está ainda muito bem preparada para acolher os idosos”, destaca a psiquiatra.

O SINJUSC mais uma vez aborda o tema porque abraçou a campanha #SetembroAmarelo, com o objetivo de levar informação e conscientização sobre prevenção ao suicídio e a importância de buscar ajuda profissional. Veja aqui o que já foi publicado sobre o assunto.

Saúde Mental

O Sindicato vem alertando para a sobrecarga de trabalho dos servidores  e a relação com os adoecimentos. A Pesquisa Nacional de Saúde confirmou isso. A Saúde do Servidor é uma preocupação do sindicato, que luta pela prevenção. Essa semana, recebemos a triste notícia da morte de um colega de Itaiópolis. Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com a família. Os servidores da comarca estão recebendo apoio psicológico com o profissional Mateus Graoske Mendes.

➡ Organização do trabalho e estilo de gestão adoecem trabalhadores do judiciário, mostra pesquisa nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *