SINJUSC planeja 2019 para enfrentar desafios

No último sábado, dia 26, a direção do SINJUSC e os componentes dos Núcleos (Aposentados e Pensionistas – NAP -, de Agentes e de Oficiais de Justiça) se reuniram para realizar o planejamento estratégico de 2019 e traçar estratégias. Pelo terceiro ano consecutivo, o trabalho de planejamento busca melhorias de práticas, atividades e ações, bem como ajustes nos realizados em 2017 e em 2018. O encontro ocorreu em Florianópolis e contou também com representantes regionais de todas as regiões do Estado.

Os eixos estratégicos seguem no fortalecimento de Mobilizações, na Formação, na Comunicação e na Gestão. O analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Marcos Verlaine, apresentou um panorama macroeconômico e político, salientando que este ano será atípico e que é preciso que a categoria tenha pautas e propostas. Acrescentou ainda uma forte tendência a que tudo que for realizado no plano federal também será imposto no plano estadual. Veja abaixo o depoimento de Marcos Verlaine no SINJUSC TV.

Marcos Verlaine – Assessor Parlamentar do DIAP

Velaine salientou que a “Reforma” Administrativa encabeça a lista visando os trabalhadores públicos. A pretensão no nível federal é de extinguir a estabilidade, tornar a avaliação de desempenho um caminho para demissão, reduzir concursos, ampliar terceirização, reduzir o número e a transversalidade das carreiras no serviço público e transferir atribuições da União para Estados e Municípios. 

A “Reforma” da Previdência, concomitante à administrativa, segue com o tripé: aumento da idade, aumento do tempo de contribuição e redução do benefício. A tônica segue colocando os trabalhadores públicos como privilegiados.

A Luta por propostas e para evitar perda de direitos deve atentar para a perspectiva e análise histórica para entendimento da conjuntura, de modo a fortalecer a Luta, alertou o assessor técnico do DIAP. Para tanto, a importância do Planejamento e dos eixos estratégicos do Sindicato, principalmente na formação da categoria e do papel do Sindicato na Luta por direitos.

No Planejamento de 2019 do SINJUSC também foi apresentado o resultado da pesquisa Conecte, realizada entre os dias 14 a 18 de janeiro de 2019. O Conecte SINJUSC superou as expectativas atingindo uma amostra significativa de 439 respostas (7,5% do total da categoria). Clique AQUI e veja os principais gráficos com os resultados.

Confira o recado do Professor Marcos Verlaine para a categoria:

Não se esqueça, Juntos somos mais Fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *