SINJUSC manifesta apoio às demandas dos servidores do INSS

0
218

Expressamos a solidariedade aos servidores do INSS. Nesta semana a Fenasps publicou notícia mostrando que a realidade de lá é a mesma de cá. Explicaremos.

O INSS apresenta o dado de que mesmo com a redução de 40% no quadro de servidores a produtividade aumentou no ano de 2019. Esta também é nossa realidade no judiciário. Não temos a força de trabalho necessária e mesmo assim somos o tribunal de justiça mais produtivo, de acordo com dados do CNJ – leia aqui a notícia.

Lá foi implantado o INSS Digital, fazendo com que o governo venha postergando a abertura de concurso público, necessidade latente há anos. E nós, aqui no judiciário catarinense, sofremos com a mesma situação. A demanda de trabalho é enorme. Grandes filas de processos e com déficit de servidores. Um concurso público para chamar um número adequado de trabalhadores bastaria. Caixa pra isso tem!

Ao apagar das luzes em 2019, o Governo Federal afirmou que o atendimento ao público melhorou no INSS. Mas na realidade, segundo a Fenasps, esqueceu-se de citar que isso se deve ao trabalho sob pressão dos servidores para atingir metas por produtividade, vivenciando situações de assédio moral institucional cotidiano. Parece-lhe familiar?

No INSS, o Governo Federal quer empurrar goela abaixo a presença de mais de 7.000 militares da reserva para atendimento ao público. Também questionamos: Seria isso Constitucional? Militares podem realizar análise de processos do INSS?  Se há orçamento para custear pagamentos de militares, por que o governo não investe em concurso público?

A presença de militares da reserva também é realidade no acesso ao Tribunal de Justiça catarinense. Desde abril do ano passado o público em geral e servidores precisam passar em uma revista de extremo exagero, com militares ostensivamente fiscalizando a entrada, inclusive de trabalhadores do próprio judiciário. Leia aqui a notícia que publicamos na época.

Somos a favor do concurso público para uma melhor qualidade no atendimento à população. Somos a favor do investimento em um plano de carreira, cargos e salários melhores, valorizando servidores e qualificando o serviço público em todas as esferas.

Leia aqui a notícia da Fenasps

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here