SINJUSC envia às comarcas material de conscientização sobre o Setembro Amarelo

O SINJUSC abraçou o Setembro Amarelo e vem falando da campanha de prevenção ao suicídio por entender a importância do tema e suas repercussões negativas no caso de silêncio.

Para o Sindicato, ninguém pode ficar quieto ou se calar diante de números estarrecedores: são 32 suicídios que ocorrem diariamente no Brasil, média de uma morte a cada 45 minutos. Todos precisam fazer alguma coisa, e o Sindicato está fazendo a sua parte.

Para somar no movimento, será enviado às comarcas material de conscientização: fôlder e SinForme. Peça ao delegado da comarca os exemplares. Leia, informe-se, saiba identificar, compreender, prevenir e como ajudar.

Valorizar a vida é conversar e compartilhar com alguém

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Foi realizada pela primeira vez em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Setembro foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

A cor da campanha foi adotada porque, em 1994, o norte-americano Mike Emme, de 17 anos, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram, no funeral, cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio a pessoas nas mesmas condições de Mike antes do suicídio.

O suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. O sofrimento independe de dinheiro ou classe social.

Você é o Sindicato. O Sindicato é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *