SINJUSC celebra mês da Consciência Negra

O SINJUSC celebra em novembro, o mês da Consciência Negra, que marca atividades para conscientizar e destacar a luta dos negras e negras contra a discriminação racial e a desigualdade social. No próximo dia 20, é comemorado em todos o país, como o Dia da Consciência Negra, em alusão a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão.

O Brasil é reconhecidamente um dos países mais desiguais do planeta, e uma das dimensões dessa desigualdade é racial. Atualmente, os negros representam 55,8% da população brasileira e 54,9% da força de trabalho.

Pretos e pardos que compõem a população negra do país são maioria entre trabalhadores desocupados (64,2%) ou subutilizados (66,1%), segundo informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado hoje (13) pelo Instituto IBGE. A informalidade também atinge mais esse contingente. Enquanto 34,6% de pessoas brancas se encontram em condições informais de trabalho, a informalidade atinge 47,3% de pretos e pardos.

No que diz respeito a ocupação de cargos gerenciais, os negros são a minoria (29,9%). Pela divisão de trabalhadores por por níveis de rendimento, apenas 11,9% dos maiores salários gerenciais são pagos a trabalhadores pretos e pardos, enquanto essa população ocupa 45,3% dos postos com menor remuneração. Com informações da Agência Brasil. 

Para o SINJUSC, equidade racial é uma luta de todos. Por isso, em suas atividades sindicais sempre buscou inserir o tema em encontros, palestras, produções de impressos, estudos, entre outras ações. O Sindicato também acredita que para uma instituição não reproduzir o racismo existente na sociedade, ela necessita de espaços que discutam o racismo de forma institucional. Por isso é importante que o Tribunal de Justiça também tenha esse tipo de espaço, o que não existe hoje.

➡ Leia também: Diretor do SINJUSC se torna Mestre em Direito com estudo de caso sobre ingresso do negro no judiciário de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *