Sindicato abre canal para denúncia de violência no trabalho

Os trabalhadores do Judiciário catarinense já podem denunciar assédio moral e outras violências morais nos locais de trabalho. O Sindicato criou uma ferramenta na internet para receber os relatos e a partir daí encaminhar providências.

Para usar o canal de denúncia, entre no site do SINJUSC, www.sinjusc.org.br, clique no item violência moral na linha ao lado da logomarca do Sindicato, e role até o final da página. Ali se encontra um formulário, que deve ser preenchido e enviado. Todos os dados e informações fornecidas na denúncia são tratadas com absoluto sigilo.

A ferramenta de denúncia integra a campanha de combate ao assédio moral, elaborada em parceria e com o acompanhamento do psicólogo Mateus Graoske Mendes. A campanha destaca que é preciso lançar luz sobre o assédio e que a melhor forma de combate é coletiva. Enfrentar o problema em grupo e com debate aberto sobre a origem do assédio, as manifestações – novas e antigas – do assediador, e a resposta do coletivo de trabalhadores para acabar com a violência. Leia mais AQUI.

A violência moral no trabalho, em especial o assédio moral, é uma questão de saúde. O assediado se sente fracassado, perde o ânimo para o trabalho e para a vida e pode entrar em sofrimento mental, que originará depressão, ansiedade e até mesmo desejo de suicídio. Por tudo isso é necessária ação coletiva de todos os envolvidos naquele ambiente de trabalho e de políticas e ações por parte da administração do Tribunal de Justiça.

Veja outras informações sobre assédio no site do SINJUSC aqui.

A saúde e o assédio moral serão debatidos no VIII Congresso Estadual, que ocorre em Itajaí, entre os dia 1 e 4 de Maio e comemora os 30 anos do Sindicato (inscreva-se AQUI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *