Sem ‘habite-se’, fórum de São José pega fogo

Um incêndio atingiu as instalações elétricas do auditório do Fórum de São José às 9 horas da manhã desta quinta-feira, 18/10, e só não chegou a grandes proporções devido à rápida intervenção de seis vigilantes e da chegada do Corpo de Bombeiros.

O alarme principal do prédio não disparou o alerta de fogo. Uma das vigilantes percorreu os quatro andares subindo pelas escadas, uma vez que os elevadores foram bloqueados, chamando trabalhadores/as. Ela relatou que apesar do cheiro de fumaça havia gente em suas mesas.

Um vigilante arrombou a porta para entrar na Secretaria do Fórum para desligar o sistema elétrico do auditório. Porém, não localizou o quadro de comando do setor do prédio em chamas, que estava encoberto por uma pilha de processos.

As consequências poderiam ser bem piores do que o cheiro de fumaça, fios chamuscados, o temor de que possa acontecer novamente, já que no turno vespertino mais de 300 pessoas trabalham e circulam pelo edifício, e mais um sinal de fogo no teto do auditório – há comentários de que pelo menos outros dois incêndios tenham ocorrido ali.

Em consulta ao Corpo de Bombeiros de São José, constata-se que o edifício do Poder Judiciário onde funciona o Fórum da Comarca de São José não tem “habite-se”. Caso queime ou tenha perda, total ou parcial, por qualquer motivo, está impedido de receber seguro.

Além disto, há extintores sem revisão e vencidos, e são poucos os existentes em cada andar. Na hora do incêndio no prédio, somente um extintor foi utilizado porque não havia outro nas proximidades.

A Secretaria do Fórum encaminhou o SPA 36319/2018 para o setor de Engenharia do Tribunal para reparos imediatos no forro e sistema elétrico do auditório. Recomendou a troca para lâmpadas de LED.

O Sindicato acompanha o desenrolar desse episódio, para que a administração do Tribunal possa oferecer total segurança a seus trabalhadores e trabalhadoras.

Você é o Sindicato! O Sindicato é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *