Radar SINJUSC: acompanhe as principais notícias sobre os direitos dos servidores do judiciário nos Estados

SINJUSC lançou um novo canal de conteúdo, o Radar SINJUSC. Publicado semanalmente, o Radar seleciona as mais relevantes notícias de diferentes veículos de comunicação e de sindicatos em uma clipagem para facilitar ao leitor acompanhar o cenário sobre a situação dos servidores do judiciário nos outros Estados.

Paraná

TJPR prepara pagamento da URV para dezembro

Os servidores do judiciário do Paraná devem receber ainda em dezembro os valores referentes às diferenças dos juros da URV. O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Adalberto Xisto Pereira, disse que solicitou os cálculos e que é possível que o pagamento seja realizado ainda este mês. O pedido administrativo do Sindijus-PR, para correção dos percentuais dos juros da URV de 0,5% para 1%, foi aprovado no último dia 25 pelo Órgão Especial. Saiba aqui. 

Falha em sistema eletrônico suspende processos trabalhistas no Paraná

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) mantém suspensos, desde quarta-feira (4), nas unidades judiciárias no Paraná, todos os atos processuais, inclusive audiências, sessões de julgamento e leilões, tanto na fase de recebimento quanto na fase de cumprimento. A paralisação ocorre em razão da indisponibilidade do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Leia aqui.

Rio Grande do Sul

Pacote da morte – SINDJUS disponibiliza material para subsidiar debate e luta

A reforma administrativa chegou no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite quer reestruturar carreiras e acabar com triênio, incorporações de gratificações, extinguir a licênia para aguardar aposentadoria, proibir a participação dos servidores em assembleias sindicais, entre outras retiradas de Direito. Leia aqui. 

São Paulo

Dória impõe ‘reforma’ da Previdência mais dura para servidores em SP

Proposta do governador de São Paulo, considerada pior que a ‘reforma’ aprovada pelo Congresso Nacional, aumenta idade mínima, contribuição previdenciária e reduz benefícios pagos a aposentados.  Informe-se aqui. 

Alagoas

Mobilização contra a Reforma da Previdência estadual: SERJAL presente!

Serjal presente, na Assembléia Legislativa, junto com sindicatos e trabalhadores do serviço público, na mobilização dos servidores, contra a reforma previdenciária estadual. Essa luta é de todos. E mais uma vez a pressão dos servidores fez os deputados tirarem o projeto de pauta. Vamos continuar resistindo. Unidos somos mais fortes. Leia aqui.

Ceará

Reforma da previdência do Ceará reduz pensão por óbito e taxa aposentadoria de mais de 2 salários

A proposta de atualização do modelo previdenciário do Ceará, enviada nesta terça-feira (10) à Assembleia Legislativa, reduz o valor da pensão por óbito de servidores e anuncia a taxação de aposentadorias e pensões acima de dois salários mínimos. Conforme o G1 havia antecipado, o projeto aumenta também é idade mínima de aposentadoria de 60 para 65 entre homens, e de 55 para 62 para mulheres. Leia aqui. 

Pernambuco

A crise não é para todos!

Nota política do SINDJUD-PE sobre pagamentos estratosféricos em verbas indenizatórias aos magistrados. Leia aqui. 

Corregedor pede explicações ao TJPE sobre pagamento a magistrados

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, encaminhou, na tarde desta quinta-feira (12/12), ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, em que pede esclarecimentos acerca do pagamento de verba indenizatória de férias a desembargadores e juízes do tribunal. Leia aqui. 

Federação Única dos Petroleiros (FUP)

TST derruba confisco de Ives Gandra à FUP e petroleiros

Por quatro votos a três, a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) derrubou, na tarde desta segunda-feira (9/12), a esdrúxula decisão do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho que confiscou R$ 5,8 milhões de dez entidades sindicais dos petroleiros, o que significou a decretação da pena de morte das mesmas, tal como noticiamos em Ives Gandra e a “pena de morte” a sindicatos e à FUP. Saiba mais. 

Reforma Sindical

Acordo permite votação da admissibilidade da Reforma Sindical para próxima terça (17)

Pautada para votação nesta quarta-feira (11), a apreciação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 196/19, do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que trata da Reforma Sindical foi transferida para a próxima terça-feira (17). Por meio de acordo de líderes, a matéria estará na agenda da próxima semana, sem obstruções de quaisquer natureza. Leia aqui.

França

França tem dia de greve geral contra reforma da Previdência; mais de 800 mil participam de protestos

A França enfrenta nesta quinta-feira (5) um dia de greve geral contra o projeto de reforma da Previdência defendido pelo presidente Emmanuel Macron. A paralisação afeta vários serviços como trens, aviões, escolas e hospitais. Leia aqui.

Sindicatos da França levam luta contra reforma da Previdência de volta às ruas

A greve é uma das maiores desde 1995, quando o primeiro-ministro Alain Juppé foi forçado a desistir de uma reforma da Previdência depois de semanas de paralisação industrial, uma derrota da qual nunca se recuperou. Leia aqui. 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *