Radar SINJUSC: acompanhe as principais notícias sobre o mundo do trabalho

0
58
Publicado semanalmente, o Radar SINJUSC seleciona as mais relevantes notícias de diferentes veículos de comunicação e de sindicatos em uma clipagem para facilitar ao leitor acompanhar o cenário sobre a situação dos servidores do judiciário nos outros Estados e do mundo do Trabalho.
Reformas
Guedes diz que funcionalismo público é ‘parasita’ e está matando o ‘hospedeiro’ 
Ministro defendeu reforma administrativa e reclamou de reajuste automático em salário de servidor, sendo aplaudido em palestra na FGV. Leia aqui.
Em crise financeira, servidor não será promovido, mas juiz e militar podem
O governo pode reduzir a jornada e o salário de servidores por um período determinado, e fica impedido de abrir concursos, dar reajuste, criar cargos ou promover funcionários. Neste caso, porém, não estão incluídos juízes, membros do Ministério Público (MP), militares e pessoal do serviço exterior, como diplomatas. Eles continuam podendo ser promovidos. Essa diferenciação para algumas categorias é justa? Leia aqui. 
Tentativa de reduzir salário de servidor é inconstitucional
Dois Projetos de Emenda à Constituição (PEC) que tramitam no Congresso Nacional visam reduzir jornadas de trabalho e salários de servidores públicos. A intenção é alterar o sistema remuneratório do funcionalismo público, o que pode criar um efeito cascata e afetar inclusive os serventuários da Justiça estadual. A tentativa, porém, é inconstitucional e será contestada pelo Sindjustiça-RJ. Leia aqui.
Rio Grande do Norte
Governo do RN vai avaliar nova proposta dos sindicatos para reforma da previdência
A equipe econômica do Governo do RN vai analisar uma nova proposta enviada pelos sindicatos para a reforma da previdência estadual em mais uma rodada de negociação que aconteceu nesta quinta-feira (6) na Governadoria. De acordo com o Fórum Estadual dos Servidores, o Executivo recusou a primeira proposta dos sindicalistas que visava reduzir a alíquota máxima de 18,5% para 14%. Leia aqui.
BAHIA
Reforma da Previdência: Servidores reclamam de falta diálogo da prefeitura no processo
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) realizou uma assembleia geral para discutir o tema (leia mais aqui). De acordo com o coordenador-geral do movimento, Bruno Carianha, o Executivo não tem aberto diálogo com os servidores. “Está sendo feita uma perspectiva de reforma da Previdência municipal, mas não há um diálogo com o trabalhador. A gente gostaria de dialogar antes e achar logo uma forma de cumprir a regra geral, sem afetar tanto o servidor do município de Salvador”, reclamou, em entrevista ao Bahia Notícias. Leia aqui.
Entidades se posicionam contrárias a pretensão do presidente do TJ em conceder aumento que pode chegar a 200% para juízes leigos
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (SINDOJUS-PB), o Sindicato do Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (SINTAJ-PB) e a Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça da Paraíba (ASSTJE-PB) manifestam grande preocupação com a possível aprovação pelo Pleno do TJ do anteprojeto de lei que concede aumento na remuneração dos juízes leigos do Estado. Pelo texto do documento, o incremento poderá chegar a quase 200%.  Leia aqui. 

 

Saúde mental

Necessidade de combate ao assédio moral nos ambientes de trabalho

Essas consequências para as vítimas podem ser sérias, uma vez que o assédio moral mina a saúde física e mental da vítima e corrói a sua autoestima, interfere na vida familiar da vítima, interfere no relacionamento da vítima com colegas de trabalho, interfere no crescimento profissional da vítima e causa danos diversos para a mesma. São consequências comuns para as vítimas: o trabalhador passa a conviver com depressão, angústia, distúrbios do sono, conflitos internos, sentimentos de fracasso e inutilidade, palpitações, tremores, hipertensão, distúrbios digestivos, dores generalizadas, alteração da libido e pensamentos ou tentativas de suicídio que configuram um cotidiano sofrido. Leia aqui. 

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here