Procuradores da República mostram dez ilusões da reforma da previdência

A Associação Nacional dos Procuradores da República (Anpr) lançou dez cartões que tratam da reforma da previdência.

Os dez cartões virtuais começaram a ser distribuídos e circulam rapidamente pela internet. As mensagens tratam de dez mentiras que o governo conta para empurrar a reforma o mais rapidamente possível e sem nenhum debate do novo projeto com a sociedade.

As frases dos cartões apresentam outra realidade além do discurso oficial. Afirmam, por exemplo, que idosos e os mais pobres continuarão sendo os mais prejudicados se houver uma reforma com base no texto já apresentado ao Congresso Nacional.

O então presidente Michel Temer enviou projeto de reforma em 2017. O governo federal que assumiu em janeiro de 2019 tem outra proposta, cuja minuta vazou segunda-feira desta semana, e nela há aprofundamento em medidas contra os trabalhadores e os mais pobres.

O novo texto, por exemplo, só permitiria a aposentadoria aos 65 anos de idade, para homem e mulher, 40 anos de contribuição para ter aposentadoria integral, e a aposentadoria pelo sistema de capitalização, com depósitos em uma empresa privada que usará o dinheiro para especular na bolsa de valores.

A autoria dos cartões é da Associação Nacional dos Procuradores da República. Veja abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *