Preocupada com saúde, categoria questiona metas e expõe sobrecarga de trabalho

Preocupada com saúde, categoria questiona metas e expõe sobrecarga de trabalho

Nas reuniões virtuais que fizemos ontem (25/06), com servidores do Meio-Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis e TJSC, sobre a campanha salarial 2020, recebemos muitas reclamações sobre o excesso de trabalho e cobranças abusivas de metas.

Os colegas questionam o motivo do Tribunal cobrar tanta produtividade, mesmo em pandemia e com servidores em home office sem as condições adequadas de trabalho. “Estamos em ritmo sobre-humano, está sendo desgastante demais”, criticou um colega.

Filhos em casa, vida doméstica misturada com trabalho, stress, cobranças por metas, mensagem fora do expediente de trabalho. Essa tem sido a rotina da categoria que questiona a política de valorização do servidor. “Estamos trabalhando muito mais, sem equipamentos e ambiente adequado. E não temos nenhum tipo de retorno salarial”, observa outro servidor.

Regional do Meio-Oeste e Planalto Serrano

A categoria sugestionou redução da carga horária, revisão da avaliação de desempenho e reposição de servidores via concurso público. Ainda, surgiu a ideia da formação de uma comissão paritária de Saúde nos locais de trabalho para o momento da volta ao trabalho presencial (quando ele ocorrer). Assim, possibilitará uma troca mais efetiva de informações sobre a saúde, que se conecta também com as implicações que a (alta) produtividade traz.

Em relação à Campanha Salarial houve concordância de pleitear a data-base e lutar pelo seu reconhecimento. Sobre o retorno presencial, mesmo com o anúncio da prorrogação do home office até agosto, os servidores concordam com o SINJUSC de que o Tribunal precisa ser mais transparente e efetivo nas suas ações, mostrando quais medidas está tomado para garantir a saúde e a vida dos trabalhadores quando ocorrer a volta.

Todas as observações foram anotadas e após os encerramento das regionais, sintetizaremos as reivindicações para negociar com a Administração do Tribunal.

Hoje (26/06), às 17h30, a agenda é com as regiões do Vale do Itajaí, Alto-Vale do Itajaí e Sul. Se você ainda não fez sua inscrição, clique aqui. O link será enviado aos inscritos por por e-mail ou whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *