Exames periódicos e hora de 50 minutos em pauta com Diretoria Saúde

Os exames médicos ocupacionais periódicos de saúde, que estão sendo realizados com os trabalhadores em todas as comarcas, foi tema de reunião entre a direção do SINJUSC com a Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça, na última sexta-feira (06/07). O tipo de exame realizado foi questionado pela direção do Sindicato, pois em alguns casos há o mero preenchimento de formulário que não identifica as doenças ocupacionais e os reais problemas de saúde dos trabalhadores. Os exames estão sendo feitos por empresas privadas contratadas por licitação pelo TJSC.

A obrigatoriedade de exames periódicos é obrigatória para 2019 por exigência do programa “E-Social”, mas a Diretoria de Saúde antecipou para este ano e passou a coletar os dados iniciais de saúde dos trabalhadores, explicou o diretor de Saúde, José Eduardo. A partir do ano que vem, com a obrigatoriedade do “E-Social” os exames devem ser aperfeiçoados. O cronograma de avaliações médicas segue por todas as regiões do Estado (e não apenas na Capital como ocorria anteriormente). É importante a participação de todos até o final do ano. As próximas regiões atendidas serão a do Litoral Sul, a do Litoral Norte e a do Vale do Itajaí (veja as datas e respectivas comarcas ao final desta notícia).

Na mesma oportunidade, a direção do SINJUSC pleiteou a necessidade de implementar a “hora de 50 minutos”, ou seja, a pausa de 10 minutos a cada hora para prevenir doenças ocupacionais dos trabalhadores que ficam, no mínimo, 7 horas sentados à frente do computador. Essas horas de jornada “parada”, somadas à pressão sobre os trabalhadores com metas de produtividade excessivas e acúmulo de atribuições por conta de postos de trabalho não repostos por concurso pelo Tribunal de Justiça, resulta em inevitáveis problemas de saúde e afastamentos, inclusive por problemas emocionais e psíquicos, já comprovados.

A Diretoria de Saúde informou que trabalha com projetos que debatem essas situações através da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A direção do SINJUSC ressaltou a importância da implementação destes projetos e da hora de 50 minutos. O quanto antes eles saírem do papel, melhor se torna o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Por fim, a direção do Sindicato cobrou um programa de ginástica laboral em todas as comarcas, pois também é um instrumento de sociabilidade nos locais de trabalho.

A direção do SINJUSC renova o espaço para participar e construir projetos conjuntos para a saúde coletiva dos trabalhadores do judiciário por todo o Estado. Desde o início de 2017, o Sindicato busca ampliar o atendimento à saúde coletiva dos trabalhadores.

Veja o cronograma das regiões e datas dos próximos exames periódicos ocupacionais:

> Litoral sul

Braço do Norte – 16 de Julho;

Capivari de Baixo – 17 de Julho;

Imaruí – 18 de Julho;

Imbituba – 19 de Julho;

Jaguaruna – 20 de Julho;

Tubarão – 23, 24 e 25 de Julho;

Laguna – 26 de Julho.

 

> Litoral Norte

Garuva – 19 de Julho;

Itapoá – 19 de Julho;

 

> Vale do Itajaí

São João Batista – 11 de Julho;

Brusque – 11 e 12 de Julho;

Porto Belo – 13 de Julho;

Tijucas – 13 de Julho;

Navegantes – 23 de Julho;

Itapema – 23 e 24 de Julho;

Camboriú – 24 de Julho;

Balneário Camboriú – 25, 26 e 27 de Julho;

Itajaí – 27 de Julho e 02 de Agosto;

Balneário Piçarras – 03 de Agosto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *