Em ato pelo fim da violência contra a mulher, SINJUSC conscientiza e entrega revista Valente

O SINJUSC esteve presente ontem (10/12) em mobilização pela vida das mulheres e contra a violência de gênero. Como forma de somar no movimento e conscientizar, foram entregues alguns exemplares da 4ª edição da Revista Valente. O ato aconteceu na Catedral de Florianópolis no dia” Dia dos Direitos Humanos” e marcou o fim dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

A performance mundial – ‘O estuprador é você’, criado pelo coletivo Las Tesis, do Chile, durante a onda de protestos naquele país, já foi realizado em várias capitais no mundo e replicada agora, aqui em Florianópolis. Cidades como Santiago, Paris, Londres, Barcelona, Nova York, Cidade do México, Istambul, Madri, Berlim, Bogotá, Beirute e até Nova Déli, já replicaram o hino.

Com rosto e corpo pintados e vendas no rosto, mulheres e crianças entoaram o refrão: “E a culpa não era minha /Nem onde estava /Nem o que vestia./ O estuprador era você/O estuprador é você.”

A apresentação seguiu as ruas do centro até chegar à frente do Terminal Integrado, onde ocorreu o segundo ato.

Dados da violência no Estado

De acordo com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado (Cevid/TJSC), de janeiro a agosto de 2019 as 111 comarcas do Estado receberam 18.391 novas ações de crimes relacionados a violência contra a mulher. Isso representa mais de 75 novos processos por dia. Atualmente, o Judiciário tem 40.995 processos em tramitação sobre o tema. Por dia, segundo a Polícia Civil, 13 homens são presos por dia em flagrante por violência doméstica.

SINJUSC pelo fim da violência contra as mulheres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *