É necessário o Dia da Consciência Negra em um País com maioria da população negra?

0
184

Hoje é o Dia da Consciência Negra no Brasil. Como outras datas, serve para falar mais, saber mais e se preocupar mais com o tema. Principalmente porque 54% da população brasileira é de negros.

Ser maioria da população vai exatamente no sentido contrário do que se verifica em outras nações. Pela lógica, os negros deveriam estar inseridos em grupos de ponta. Entre os mais ricos, por exemplo. Porém, na faixa da população 10% mais pobre do Brasil, os negros são 75%. Já na população 1% mais rica, são apenas 17,8%.

Em nosso País, pessoas de pele clara ganham 74% a mais do que os negros. A cada cinco pessoas resgatadas em trabalho escravo ou semelhante, quatro são negras. Morrem três vezes mais negros do que brancos em ocorrências policiais. São os negros que ocupam 65% das cadeias e presídios. Entre os negros, o analfabetismo é de 9,1%. Entre as pessoas de pele clara, 3,9%.

Neste Dia da Consciência Negra, o SINJUSC chama trabalhadores e trabalhadoras do judiciário catarinense para a reflexão sobre o País e a sua Nação, e a necessidade urgente de integrar mais, incluir mais e realizar coletivamente a justiça para todos e todas (com informações do IBGE, Fenajud e Câmara Federal).

 

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here