Conversa sobre conjuntura atual abre rodada de debates do 8º Congresso

O tema “O Brasil e o mundo da nova era” marcou o início da série de debates previstos na programação do 8º Congresso do Sinjusc, no dia 2 de maio em Itajaí.

Participaram do painel o jornalista e editor da revista Fórum, Renato Rovai, e Georgina Dias, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Dias abordou a conjuntura atual sob o ponto de vista econômico. A supervisora do Dieese fez um resgate histórico da crise de 2008 e seus desdobramentos negativos na empregabilidade.

A economista ressaltou que o desemprego é resultado, entre outros fatores, da estagnação da industrialização e da crise política a partir do acirramento da polarização.

Rovai analisou a conjuntura sob o ponto de vista das transformações tecnológicas e suas repercussões sociais e políticas.

Para o jornalista, a Internet e as novas mídias sociais geraram impactos no cotidiano, no mundo do trabalho e também no ressurgimento do fascismo no Brasil e no mundo.

(Fotos de Osíris Duarte, jornalista SC02538JP – Texto de Vaniucha Moraes, jornalista (SC02959JP) e Doutora em Sociologia Política e Mestre em Jornalismo pela UFSC – Revisão e Edição por Rubens Lunge, Especialista em Comunicação pela Universidade Metodista de SP, jornalista MtB 5567/RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *