Assédio, campanha salarial, condições de trabalho e protocolo de retorno pautam regionais

Realizamos ontem (24/06), as duas primeiras reuniões on-line com servidores do Extremo-Oeste, Oeste, Norte e Planalto Norte. Participaram 34 servidores e nos dois encontros, que eram simultâneos, houve relatos de assédio, excesso de metas, sobrecarga, falta de condições adequadas para trabalhar em casa e a maioria foi unânime em não concordar com o retorno presencial.

A pauta de reivindicações da categoria foi debatida e os colegas elogiaram a fundamentação do documento e destacaram a importância do reconhecimento ao direto da data-base 2020. Em matéria publicada hoje (25/06), falamos sobre a situação econômica, apontando que as projeções econômicas do TJ na Resolução 14/2020 não se comprovam neste momento e que é preciso revisá-la.

O medo do retorno presencial, que vem sendo adiado também graças ao empenho do SINJUSC em denunciar a falta de um protocolo seguro, foi destaque nas falas. Os colegas trouxeram como é a realidade dos fóruns e sublinharam a falta de transparência do Tribunal sobre como será esse retorno e afirmaram não existir segurança sanitária para voltar. Muitas mães expuseram a problemática de retornarem aos fóruns com as aulas suspensas, com destaque à sobrecarga de conciliar vida doméstica e home office.

Regional do Norte e Planalto Norte

Assim como denunciamos, os colegas reclamaram do excesso de cobranças (assédio) e do quanto o home office aumentou a jornada diária de trabalho. Há casos de servidores cumprindo jornada de quase 12 horas. Isso é inadmissível. Esses e diversos outros apontamentos somam-se ao diagnóstico feito com a pesquisa sobre home office, que também usamos para negociar com a Administração do TJ.

Nossos diálogos seguem a base e hoje, também às 17h30, conversaremos com colegas do Meio-Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis e TJSC. Para participar e receber o link da reunião é necessário fazer pré-inscrição AQUI.

No SINJUSC, a palavra é do Servidor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *