Arrecadação do Estado aumenta

As primeiras divulgações de dados econômicos de Santa Catarina apontam para um 2018 de muita luta para todos os trabalhadores públicos. Isto porque por mais que aumente a arrecadação (e os dados tem demonstrado isto), a Lei do Teto proíbe reajustes acima da inflação do ano anterior. Os índices de inflação estão sendo mantidos baixos. Isto deve impor, para os trabalhadores públicos, reajustes mínimos nas datas-base e folgas consideráveis nos cofres do Estado.

O jornal Diário Catarinense divulgou na sua edição de segunda-feira (08/01) que a arrecadação do Governo de Santa Catarina cresceu 9% em 2017, diante de uma inflação estimada de 2,83%, e prevê um crescimento na arrecadação perto de 7,8% em 2018, para uma inflação de 3,95%. Mesmo que o Tribunal de Justiça tenha maiores repasses de duodécimo, como irá acontecer, aos trabalhadores somente caberia a reposição da inflação nos salários pela regra em vigor.

Assim como em 2017 o problema da administração do Tribunal não foi de caixa, tanto que pagou a venda de férias e licenças-prêmio atrasadas no final de dezembro, em 2018 também haverá recursos disponíveis para que o Poder Judiciário possa, por exemplo, resolver de vez os casos de disfunção, ou o pagamento pelo uso de veículo próprio pelos oficiais de justiça, e até para iniciar o processo de discussão e implemente um Plano de Cargos de Salários que contemple os trabalhadores (as folgas orçamentárias e o crescimento da arrecadação apontam isto).

Em 2018, a luta dos trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina começa por realizar uma boa discussão sobre a data-base, o reajuste de salário e os demais ganhos que podem ser incrementados aos vencimentos diante de uma recomposição de salário achatada pela Lei do Teto. Se em 2017 muito foi feito e conquistado, em 2018 mais energia, esforço, negociação e luta serão necessários.

Para alcançar as melhorias que os trabalhadores querem, o SINJUSC reafirma que é preciso união, pois só assim os trabalhadores terão vez e voz em suas reivindicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *