SINJUSC realiza campanha para arrecadar livros

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”, Paulo Freire. A partir de tal pensamento, a Direção do SINJUSC promove a primeira campanha de arrecadação de livros. Intitulada “Doe Livros e Compartilhe Conhecimento”, a ação pretende arrecadar publicações em bom estado de conservação com o intuito de ampliar acervos e aumentar o acesso  a conteúdos de todas as áreas do conhecimento por todo o Estado de Santa Catarina.

A iniciativa também é alusiva a quatro datas voltadas à educação comemoradas no mês de abril (02- Dia Internacional do Livro Infantil, 18 – Dia Nacional do Livro Infantil,  23 – Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e  28 – Dia Mundial da Educação).

A Direção espera arrecadar o maior número possível de obras, instigando o prazer da leitura, que é tão essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento intelectual.

“Essa iniciativa foi desenvolvida a partir da democratização da cultura e do conhecimento, porque acreditamos que a leitura transforma as pessoas, abrindo portas para a descoberta de um mundo com inúmeras possiblidades. Além de ser uma prática de extrema importância para o senso crítico e desenvolvimento do raciocínio”, afirma o Diretor de Política Sindical, Luiz Carlos Ribeiro.

A intenção é que cada Comarca promova a arrecadação e entregue em um ponto de coleta.  Algumas das principais cidades possuem iniciativas próprias, como Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Rio do Sul. Nos demais municípios os livros podem ser entregues em Bibliotecas Públicas ou escolas.

Na capital, as publicações podem ser envidas à sede do SINJUSC, que encaminhará os conteúdos ao Floripa Letrada, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria  Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, com o objetivo de distribuir gratuitamente livros e revistas à população da Grande Florianópolis. As obras ficam expostas em cinco terminais de ônibus.

A direção do SINJUSC junto com a participação dos seus colaboradores se antecipou e arrecadou várias publicações. São mais de 200 obras que serão doadas ao Floripa Letrada.

Abaixo você confere iniciativas de algumas cidades e seus respectivos pontos de coleta. 

Joinville – Projeto JoinvilLÊ – São vários pontos de coleta. Clique no link  e sabia mais. 

Rio do Sul- Ponto de Leitura – Para saber os pontos de doação e mais informações clique no link.

Chapecó – Casinha da Cultura – Também existem vários pontos para doação. Clique no link e tenha mais informações.

Blumenau- Fundação Cultural nos Bairros – Rua: Alameda Duque de Caxias, 64. Centro. Telefone: (47) 3381-6192 

Vale lembrar que a arrecadação será feita durante todo o mês de abril e como a iniciativa é estadual, a Direção pede o engajamento dos servidores. Participe, mobilize, doe. As comarcas que aderirem ao projeto podem enviar fotos ao e-mail alana@sinjusc.org.br alana@sinjusc.org.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *