SINJUSC participa de Encontro da Fenajud

Atendendo convite da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados ( Fenajud) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (SINDIJUS-PR), a diretoria do SINJUSC se fez presente no Encontro do Conselho de Representantes da Fenajud, realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 28 a 30 de janeiro.

Na oportunidade, o SINJUSC foi representado pelos diretores, Rinaldo Luiz da Silva, Luiz Carlos Ribeiro e Mauri Raul Costa.

O debate reuniu cerca de 80 diretores de 19 sindicatos representativos do Poder Judiciário de todo o País que debateram a democratização da Justiça no Brasil; regulamentação do direito Constitucional de greve; o tratamento dos Tribunais com os servidores; punições a servidores grevistas; direitos ameaçados; data-base, entre outros assuntos.  

Segundo o SINDIJUS-PR, anfitrião do evento, os sindicalistas avaliaram a realidade do Judiciário Estadual no Brasil, que exige uma atuação efetiva das entidades no sentido de mobilizar e pressionar por mudanças efetivas para a valorização da categoria.

“A participação foi importante e produtiva. Colhemos sugestões e ideias que foram exitosas em outros Estados, nas áreas da saúde, remuneração e demais direitos dos servidores aposentados e ativos. Essas propostas serão estudadas para possível implementação na pauta de trabalho desta diretoria. Além disso, o evento também nos subsidiou sobre a realidade dos demais Tribunais e seu tratamento com os servidores”, afirmou o diretor de política sindical, Luiz Carlos Ribeiro.

Estavam presentes, além do SINJUSC e SINDIJUS-PR, os seguintes sindicatos: Sinjur/RO, Sindijudiciario/ES, SintuRR, Sintaj/BA, Sintijam, Sinjusto, Sinjus/MG, Sinjep/PB, Sindjus/MA, Sindjud/PE, Sinjep/PA, Sindijustiça/CE, Sintijus, Serjusmig, Sinjur/RO, Sindijus/MS e Sindijus/SE. Também participaram desse encontro, segundo a Fenajud, representantes convidados do Amazonas e Pernambuco.

Encaminhamentos
Ainda de acordo com SINDIJUS-PR, ao final do encontro foi aprovada a Carta de Foz do Iguaçu, onde os representantes sindicais sintetizaram ações para pressionar mudanças no Judiciário, de forma articulada com a sociedade civil, centrais sindicais, movimentos sociais e entidades jurídicas. O documento será divulgado em breve pela Fenajud e Sindijus-PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *