SINJUSC participa de debate sobre unificação de cartórios e secretarias

A direção do SINJUSC participou de evento promovido pelo Sindijus-PR, que debateu com os trabalhadores a unificação de cartórios e secretarias no judiciário do Paraná, o chamado “Cartorião”, na sexta-feira (04/08).

O evento com tema “Cartorião: eficiência ou redução de custos?” reuniu trabalhadores e diversos sindicatos representantes dos trabalhadores do judiciário nos estados.

Além de Santa Catarina, também discutiram o assunto, trazendo a realidade de cada judiciário estadual, os sindicatos do Paraná (Sindijus-PR), Bahia (Sintaj), Tocantins (Sunsjusto), Rondônia, Ceará (Sindjustiça-CE), Mato Grosso do Sul (Sindijus-MS) e Rio de Janeiro. Também participaram da discussão a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) e um representante do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

O projeto piloto no Paraná irá reduzir o número de trabalhadores nas comarcas e foi criticado pelos trabalhadores e pelos sindicatos. A unificação de cartórios e secretarias nas comarcas também possui previsão para, em breve, ser implementada nos fóruns de Santa Catarina. A unidade de luta e organização dos trabalhadores foi um dos caminhos apontados para impedir este retrocesso que aumenta consideravelmente a carga de trabalho, sem a devida contraprestação financeira aos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *