SINJUSC parabeniza os Assistentes Sociais

Eles são os profissionais que têm em mãos os estudos e pesquisas aprofundadas das realidades políticas e sociais do país. São eles que estão lá, in loco, conversando e colhendo as necessidades de cada região.

Hoje, 15 de maio, o SINJUSC parabeniza os profissionais Assistentes Sociais de Santa Catarina, especialmente aqueles que fazem parte do poder judiciário catarinense. A data é marcada pela importância destes profissionais, críticos e interventivos, que se utilizam de instrumental científico para as análises do conjunto de desigualdades.

Todos os anos o Conselho Federal de Serviço Social lança um tema para comemorar a data, que neste ano é: “Na Luta de Classes não há Empate: assistente social, profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”. As principais bandeiras da categoria seguem as liberdades democráticas, os direitos sociais, o fim da repressão e a resistência contra a perda de direitos já conquistados pelos trabalhadores.

A regulamentação

O Serviço Social surgiu em decorrência dos problemas sociais existentes na sociedade europeia, no século XVIII, no Brasil surgiu em 1936, como profissão em 1953 (Lei nº 1.889/53 e atualmente está regulamentada pela Lei nº 8.662/93). A atuação é disciplinada pelo Código de Ética – Resolução CFESS, nº 273/93.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *