Foto FUP

DIEESE revela motivos da alta no preço dos combustíveis

Você quer saber por que os preços dos combustíveis dispararam? Entender a nova política de preços da Petrobras? Saber os efeitos da política de paridade internacional de preços dos derivados? Conhecer a fundo como era a política de preços dos derivados antes da atual gestão? Ter na ponta da língua respostas de quais medidas que podem mitigar a atual crise?

Para responder a todas as perguntas feitas no parágrafo acima, é necessário ter mais do que um carro ou um caminhão. É preciso reconhecer os instrumentos que os governantes utilizam para assegurar, por exemplo, o abastecimento de combustíveis nas bombas dos postos e nas revendas de gás de cozinha. E distinguir se esses instrumentos, também chamados de políticas ou diretrizes, beneficiam o povo.

O Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) elaborou e disponibiliza pra sindicatos filiados, e o SINJUSC coloca à disposição dos/as trabalhadores/as do Poder Judiciário catarinense, a Nota Técnica 194, de 26 de maio, que trata sobre A escalada do preço dos combustíveis e as recentes escolhas da política do setor de petróleo. Ali se entende que a crise que levou o País quase ao colapso não foi um acidente, mas resultado de uma política de governo.  Acesse o conteúdo completo aqui e adquira mais conhecimento sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *