SINJUSC debate futura parceria com Departamento de Psicologia da UFSC

A direção do SINJUSC e o coordenador do Departamento de Psicologia da UFSC, Roberto Moraes Cruz, se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 26, para tratar dos últimos trâmites legais para iniciar parceria. O objetivo, mediante projeto de pesquisa, é avaliar a saúde física e mental dos servidores do judiciário.

No próximo mês, a intenção das partes é se reunir com futuros parceiros, como o Ministério Público do Trabalho.

A expectativa, de acordo com Cruz, é que a pesquisa tenha início em março, com duração prevista para um ano e seis meses. “A proposta é compilar dados dos servidores, de modo que possamos avaliar o quadro físico e psíquico deles. Com os resultados, será possível propor medidas preventivas e de gestão do trabalho”, explica. Pontua ainda que o projeto terá a participação de cinco alunos do mestrado e doutorado, além de um coordenador e dois consultores.

De acordo com Cruz, a equipe de cinco alunos realizará durante seis meses, pesquisas de campo com os servidores nas microrregiões administrativas do Estado. “Vale lembrar que é de grande importância este tipo de pesquisa, visto que resultado trará informações relevantes sobre a saúde mental dos servidores do judiciário”, argumenta.

Conforme já publicado pelo sindicato, a proposta foi motivada pela constatação do grande número de funcionários que adoecem em virtude do trabalho. Sendo assim, a iniciativa da diretoria do SINJUSC visa documentar cientificamente o fato, bem como saber quais os principais fatores estressantes geradores de desgastes, comuns a categoria, e que vão de quadros leves de doenças ocupacionais, a crises agudas relacionadas à saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *