O SINJUSC participou dos debates do Coletivo JurÃdico da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) em Manaus, na quarta-feira, 26/09, sobre os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras diante de matérias previdenciárias e vencimentos. Além de promover uma integração entre as entidades, objetivo é fortalecer as lutas comuns em todo o PaÃs e compartilhar experiências de sucesso.
Três palestrantes trataram de temas de maior impacto: data-base comum, judicialização de matérias previdenciárias, o Recurso Extraordinário 565089 (indenização pelo não encaminhamento de projeto de lei de reajuste anual dos vencimentos) e o reajuste da alÃquota de previdência no setor público.
A Fenajud congrega os sindicatos dos trabalhadores do judiciário estadual. Além do SINJUSC, participaram do encontro os sindicatos do Pará (Sindiju), Amazonas (Sintjam), Paraná (Sindijus), Maranhão (Sindjus), Mato Grosso do Sul (Sindijus), Bahia (Sintaj), Rio Grande do Norte (Sindjustiça), Minas Gerais (Sinjus), Ceará (Sindjustiça), Rondônia (Sinjur), Alagoas (Serjal), EspÃrito Santo (Sindijudiciário), Amapá (Sinjap), Minas Gerais (Serjusmig) e Rio de Janeiro (Sindjustiça).