SINJUSC debate com entidades a criação do SCPrev

O SINJUSC vem acompanhando as recentes medidas anunciadas pelo Governo para evitar novo rombo no caixa do Estado. A mais nova proposta apresentada oficialmente na quinta-feira, dia 8, foi o pré-projeto da reforma previdenciária do funcionalismo público catarinense, intitulado de SCPrev.

Governo apresenta projeto de reforma na previdência

Preocupado com a situação, o sindicato se aliou a outras entidades representativas para articular ações de enfrentamento às propostas da governança. Só nessa semana, foram realizadas duas reuniões com diversos sindicatos. Como resultado, ocorreram deliberações importantes de combate ao desmonte do serviço público.

Na quarta-feira, dia 7, na sede do SINTESPE, ocorreu uma reunião com o Fórum dos Servidores e Empregados Públicos de Santa Catarina. Deste encontro, foram extraídas as seguidas propostas: criação de uma campanha de mídia com utilização de outdoors, panfletos, camisetas e demais meios de comunicação com o objetivo de conscientizar a população e barrar a ofensiva do governo de destruir a imagem do servidor/empregado público. Participaram das decisões os dirigentes do SindSaúde,  SINJUSC,  Sinte-SC,  SintUdesc e SiMPE. Além disso, uma nova reunião do Fórum ficou agendada para o dia 19 de outubro, às 17h30min, na sede da entidade.

SINJUSC participa de reunião com Fórum Sindical

Na mesma linha de atuação, o SINJUSC se reuniu na terça-feira (6) com representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Santa Catarina (SINDOJUS-SC), Sindicato dos Servidores e Auditores Fiscais do Tribunal de Contas (SINDICONTAS), Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SIMPE-SC) e Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (SINDALESC), que compõem o Fórum Sindical. Os dirigentes discutiram estratégias para contrapor as propostas do executivo que precarizam o serviço público e retira direitos dos trabalhadores. 

Entenda o projeto da previdência

Segundo reportagem do Diário Catarinense publicada ontem (8), a proposta do SCPrev, definida em conjunto por todos os poderes do Estado, prevê alterações na contribuição e também a criação de uma fundação privada para gerenciar os recursos públicos vinculados ao sistema previdenciário catarinense. Em conjunto, essas instituições formularam a proposta que estabelece limite de R$ 4,6 mil para aposentadoria e cria um fundo complementar com contribuição de 8% para o Estado e os servidores interessados em receber além do teto. .

Colombo explicou que a medida é necessária para reduzir o rombo financeiro nos cofres públicos causado pela previdência. Acrescentou ainda que só serão incluídos no novo sistema os servidores que forem nomeados para cargos públicos no Diário Oficial após a aprovação da lei. Dessa forma, aprovados em concurso público que ainda não tomaram posse poderão já ingressar no novo regime.  

A previdência também foi tema de debate do programa Conversas Cruzadas, da TV COM/SC no dia 6 de outubro.

Veja vídeos:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *