O SINJUSC, entidade que em toda a sua história organizou inúmeras atos, manifestações, passeatas, todas legítimas e respeitosas, vem a público manifestar seu veemente repúdio aos atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito que ocorreram na tarde deste domingo, 8 de janeiro, em Brasília.
Embora protegidas pela Constituição Federal, as liberdades de expressão e manifestação não depõem às ações violentas contra à democracia. Não há o que relativizar.
Manifestações e repúdios de todos os órgãos públicos federais e estaduais e de organizações internacionais são postados de forma veemente contra esses atentados que não podem mais ser tolerados e minimizados.
Em Santa Catarina, corpo diretivo do Tribunal de Justiça, a UFSC, OAB, Centrais Sindicais, movimentos sociais e várias outras entidades ecoam a mensagem: atos antidemocráticos que atentem contra a Independência dos Poderes e o Estado Democrático de Direito devem ser rigorosamente apurados e os responsáveis punidos na forma da lei.
O SINJUSC confia nas instituições públicas quanto às medidas que serão adotadas em defesa da Democracia brasileira e declara ser imperativo a responsabilização dos participantes, financiadores e os incentivadores.
Simultaneamente à expressão de repúdio, o SINJUSC convoca todos os trabalhadores do judiciário catarinense para ato público em defesa do Estado Democrático de Direito (que precisa ser respeitado por todos, independentemente de preferências político-partidárias), às 18h, no Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis.
Mobilize-se.