SINJUSC celebra mês das mulheres com apoio ao ‘Março é Delas’

Com o objetivo de incentivar mulheres a lutar pelos seus direitos, sobretudo pelo fim da violência, o SINJUSC, além de celebrar o Dia Internacional das Mulheres, comemorado ontem, dia 8, também apoia a campanha “Março é Delas”, promovida por várias organizações da sociedade civil e prefeitura e governo do estado, através de suas coordenadorias das mulheres.

A abertura da iniciativa que ocorreu na terça-feira, dia 7, na Alesc, reuniu autoridades, entidades e instituições que defendem as causas das mulheres em Florianópolis e região.

Durante a solenidade, a deputada Ana Paula Lima (PT) e coordenação da Bancada Feminina da assembleia, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do movimento das mulheres, que busca garantir o respeito aos seus direitos. “Dentro dessa luta permanente das mulheres, o debate promove um momento de reflexão. Mais do que comemorar, a data agrega a luta e gera oportunidade para os movimentos das mulheres”, comentou.   

Com uma ampla programação até o próximo dia 31, a campanha conta com manifestações artísticas e socioeducativas. A noite de abertura que antecipou a data de comemoração foi marcada pela apresentação da Companhia de Teatro “O Grito”. Após a apresentação, os participantes acompanharam o primeiro painel de debates com destaque para o Direito das Mulheres. Com o tema, “O Empoderamento das Mulheres Catarinenses”, as convidadas Joana Maria Pedro, pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Clair Castilhos, da Rede Feminista de Saúde.

Atenta ao debate, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulher de Florianópolis, Dalva Maria Kaiser, destacou que a causa com o apoio de 60 instituições. “Entre tantos desafios, a violência contra a mulher é um dos principais fatores que nós faz lutar pelo empoderamento. Somos mais de 50% da população, e mesmo assim ainda enfrentamos muita dificuldade acessar os espaços, em especial o político”, pontuou.

A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim-SC), Sheila Sabag, salientou que a satisfação de ter os direitos das mulheres reconhecidos faz a sociedade feminina pensar em qual é o verdadeiro papel da mulher na sociedade. “Com essa reflexão ganhamos força para seguir lutando por nossas causas, em especial de enfrentamento a violência”, afirmou. 
           
Durante a abertura, os organizadores da campanha convidaram a sociedade a participar da marcha “Mulheres em Luta! Pelo Fim da Violência. Pelo Direito de Ser Mulher”, a ser realizada nesta terça-feira (8), a partir das 17 horas, na Praça XV de Novembro, no Centro da Capital. A apresentação da peça teatral “As Madalenas”, do Grupo Izide Fregnani encerrou o encontro.

Exposição 
Entre as atividades culturais organizadas pela Bancada Feminina, no Legislativo, está a mostra de fotografias “Voo para a Liberdade”. A exposição é aberta à visitação pública no hall da Assembleia Legislativa e contém 10 fotos, que compõem o acervo do Instituto Arco-Íris. De autoria dos fotógrafos Rosane Talayer de Lima e Guilherme Dimarco, as fotos retratam mulheres em presídios de Santa Catarina.

Fonte: Alesc

Para acessar o folder oficial da camapanha com a programação completa clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *