SINJUSC apoia o Novembro Azul

Após aderir ao Outubro Rosa, neste mês o SINJUSC também adere ao Novembro Azul, alertando a todos os servidores do Poder Judiciário Catarinense sobre a necessidade de prevenção do Câncer de Próstata, já que o sucesso do tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada. “Nós, representando uma classe trabalhadora, temos também o compromisso de alertar sobre a necessidade dos servidores com mais de 45 anos em darem uma atenção maior à saúde”, disse o presidente do SINJUSC, Laércio Raimundo Bianchi.

Indicadores apresentados por oncologistas informam que se a enfermidade for descoberta cedo, as chances de cura podem chegar a até 90%. Como esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas no estágio inicial, é muito importante que o paciente verifique se ele possui fatores de risco, como parentes que já tiveram a doença ou hábitos de vida pouco saudáveis.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Fica atrás apenas de um dos tipos de câncer de pele. Para 2016, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estimou que seriam diagnosticados 61 mil novos casos. Em Santa Catarina, mais de um homem morre por dia vítima do câncer de próstata, conforme o Inca. A maioria, no entanto, insiste em ignorar a doença.

 

A próstata

É uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens. O exame preventivo de toque é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família. Deve ser feito uma vez por ano.

 

Pesquisa Catarinense

A atividade física é fundamental no tratamento da doença, pois um dos sintomas é a falta de resistência, perda da força e problemas urinários. Uma pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai avaliar o quanto a atividade física pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Para isso, serão oferecidas aulas gratuitas de circuito funcional em academia. Os interessados em participar da pesquisa, podem entrar em contato com o corpo docente pelo telefone (48) 3664-8693.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *