SINJUSC adere ao Outubro Rosa

Outubro de 2016. Iniciaremos um novo mês de alertas para divulgar a luta contra o câncer de mama mediante a conscientização da população feminina para os riscos da doença e a importância da mamografia e do diagnóstico precoce.

Iniciada nos Estados Unidos, atualmente é um evento internacional de grande repercussão. No Brasil, ao longo do mês de outubro vários prédios empresariais e históricos providenciam a iluminação de suas fachadas com a cor rosa. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil em 2016, são esperados mais de 55 mil casos novos de câncer de mama.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A prevenção

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 59 anos, uma vez a cada dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *