Como forma de fortalecer o combate à violência contra a mulher, bem como a sensibilização de toda a sociedade, o SINJUSC juntamente com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) aderiu ao “Agosto Lilás”. Objetivo da campanha é propagar informações sobre a Lei Maria da Penha, que hoje (07) completa 12 anos como uma das três melhores Leis na defesa dos direitos das mulheres no mundo, segundo a ONU.
O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.
Vendo a necessidade de ampliar o debate, a Federação e sindicatos filiados se somaram ao movimento. Com a campanha, a entidade pretende ajudar na criação de uma nova cultura, de uma nova realidade que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social.
Como denunciar
A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.
O SINJUSC é todas as Lutas e tem compromisso com o direito das mulheres, apoiando e fortalecendo os movimentos de levante contra qualquer forma de opressão à mulher.