Sindicato tem proposta para cuidar da saúde do trabalhador

A administração do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) ainda não respondeu à proposta do SINJUSC de criação de um Grupo de Trabalho Paritário para propor a instalação da Comissão Interna de Saúde dos Trabalhadores (CISS), que tem como finalidade debater coletivamente a prevenção e a atenção à saúde de trabalhadores e magistrados (SPA n. 21315/2017). Em nível nacional, para dar respostas a questões que envolvem a saúde dos trabalhadores, o Sindicato participa de um fórum que debate o tema nos judiciários estaduais.

A solicitação do Sindicato para um debate coletivo com metas de retorno para a qualidade do ambiente de trabalho saudável tem base em orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença”.

Para a OMS, ambiente de trabalho saudável leva em conta questões de segurança e saúde no ambiente físico de trabalho; questões de segurança, saúde e bem-estar no ambiente psicossocial de trabalho, incluindo a organização do trabalho e cultura da organização; recursos para a saúde pessoal no ambiente de trabalho, e envolvimento com a comunidade para melhorar a saúde dos trabalhadores, de suas famílias e outros membros da comunidade.

Saiba mais

Declaração de Seul 2008 afirma que um ambiente de trabalho seguro e saudável é um direito humano fundamental. Veja também o Pacto Global das Nações Unidas.

2 milhões de pessoas morrem a cada ano como resultado dos acidentes de trabalho e de doenças ou lesões relacionadas ao trabalho.

268 milhões de acidentes não fatais no local de trabalho resultam em uma média de três dias de trabalho perdidos por acidente.

160 milhões de novos casos de doenças relacionadas ao trabalho ocorrem a cada ano.

8% dos gastos globais causado por doenças oriundas da depressão são atualmente atribuídos a riscos ocupacionais.

Até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, atingindo entre 20% e 25% da população.

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) aponta que uma carga exaustiva e recorrente de trabalho, um ambiente muito estressante ou uma situação de estresse pós-traumático podem fazer com que o trabalho seja o fator responsável por desencadear a depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *