Última sessão do cine-dabate Sobre Viver de 2024.

“Sindicato também é cultura”

A terceira temporada do projeto “Sobre Viver”, uma parceria entre o Fazendo Escola e Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (Lastro), encerrou na última quarta, dia 5 de dezembro, com a exibição de “Mais Pesado é o Céu”.

Para o presidente do Fazendo Escola, Neto Puerta, o filme dirigido por Petrus Cariry e estrelado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, aborda questões como solidão, falta de perspectiva de vida e desalento em relação ao trabalho, além de trazer uma reflexão existencial sobre o sentido da vida.

Ainda de acordo com Neto, “sindicato também é cultura. O cinema por exemplo, que é uma outra linguagem, pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta de formação política, pois a discussão que surge a partir da arte nos leva a ter outro olhar em relação às questões enfrentadas pela classe trabalhadora”.

O projeto Sobre Viver é resultado do envolvimento do Fazendo Escola (SINJUSC, SIMPE-SC, Sindjus-RS, Sindijus-PR, Sintrajusc e Sindjud-PE) com o Lastro-UFSC e busca fomentar reflexões sobre as dimensões sociais, políticas e econômicas do mundo do trabalho por meio do cinema.

Este ano, além da sessão de encerramento, já foram exibidos os filmes “Propriedade” de Daniel Bandeira, “Arábia” de Affonso Uchôa e João Dumans e “Pedágio” de Carolina Markowicz. A direção do Fazendo Escola já trabalha na construção da próxima temporada de “Sobre Viver” que acontece no ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *