Servidores lotam Plenarinho da Alesc durante audiência pública sobre a greve e o NPCS; TJSC não participou

A falta de representante do TJSC na audiência mostra a forma como eles vêm tratando vocês”, declarou o deputado Dirceu Dresch (PT), que propôs o debate. A fala do parlamentar corroborou o sentimento dos servidores presentes que lotaram o Plenarinho da Alesc nesta manhã (19), na expectativa de que o tribunal se manifestasse.

Mesma com a ausência da classe patronal, os servidores, parlamentares e direção do SINJUSC debateram propositivamente a greve do judiciário catarinense que completa hoje 41 dias.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do SINJUSC, Laércio Raimundo Bianchi, destacou os esforços dos servidores grevistas e afirmou que o “NPCS não é apenas uma tabela, é uma vida que vai transcorrer dentro dela. Queremos uma tabela mais elástica com índices que motivem o servidor a estudar mais”.

Na sequência, o diretor de política sindical explanou sobre o objetivo do NPCS e disse ainda que a “Meritocracia está no plano de forma contundente e penduricalhos estão sendo afastados”. Ele ressaltou que o Judiciário catarinense é o 4º do país em produtividade, mas o 21º em remuneração

O deputado Dresch foi enfático ao cobrar do TJSC mais limpidez na apresentação das contas públicas. “Aprovamos projeto de transparência nos poderes e, é preciso, tomar providências se não for cumprida”.

Segundo a Alesc, todo os parlamentares presentes na audiência pública manifestaram apoio à causa da categoria e se colocaram à disposição para auxiliar na intermediação entre o TJSC e o Sinjusc. “O plano de carreira tem que ser discutido. É preciso que os trabalhadores sejam valorizados. São eles que atendem a sociedade catarinense lá na ponta “, disse Dresch.

Os servidores também tiveram espaço de colaboração, onde de maneira respeitosa e ordeira expuseram suas dúvidas e percepções sobre a luta do movimento grevista.

Ao final do encontro, os colegiados deliberaram por solicitar audiência da Comissão de Trabalho com o presidente do TJSC e enviar convite para os diretores de Administração e de Orçamento do TJSC para que prestem esclarecimentos. Outra proposta de encaminhamento foi a aprovação de moção de apoio ao NPCS.

Além do Dresch, participaram da reunião os deputados Rodrigo Minotto, Darci de Matos, Fernando Coruja e Mario Marcondes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *