Semana de 4 dias é alternativa à redução de jornada

Por conta do crescimento da produtividade impulsionado pelas novas tecnologias e pelo aumento contínuo da formação e capacidade técnica das trabalhadoras e trabalhadores do judiciário catarinense, a redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias é um dos itens da pauta de reivindicações da campanha salarial de 2023.

Contudo, um experimento da ONG britânica “4 Day Week Global” mostra que empresas que adotaram a semana de 4 dias sem diminuição de salários conseguiram reduzir as ausências de funcionários em 44% e ao mesmo tempo manter a produção.

O princípio 100-80-100 foi desenvolvido por Charlotte Lockhart e Andrew Barnes após o piloto bem sucedido de uma semana de trabalho de 4 dias na Perpetual Guardian, em 2018. Tornou-se o padrão internacional para ajudar empresas a formular um caminho justo e flexível para reduzir o tempo de trabalho para seus funcionários, não importando quantas horas trabalhem atualmente.

No Brasil, algumas empresas já adotaram o sistema com resultados também positivos, mas para dar certo, o dia de descanso a mais na semana vem acompanhado de alguns ajustes como a ampliação da organização do trabalho e nas semanas que possuem feriados, as pessoas precisam escolher entre o terceiro dia de folga e a data.

Para a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “a semana de 4 dias traz possibilidades interessantes. A medida poderia inclusive ser acompanhada de iniciativas de promoção da saúde impactando tanto na qualidade de vida da categoria quanto na qualidade do serviço prestado”.

No segundo semestre de 2023, a “4 Day Week Global” pretende fazer o mesmo estudo no Brasil com pelo menos 30 empresas. As inscrições para as organizações que quiserem participar estão abertas até o final de julho em https://www.4dayweekbrazil.com/.

3 comentários

  1. Perfeito para o momento que estamos vivendo, outros órgãos já reduziram há anos a jornada para 6 horas, a exemplo do INSS, considerando que não temos legalizado nem horário de lanche, muito exaustiva a jornada de 7 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *