Salário sobe 6 posições, mas é preciso avançar

Alguém se pergunta: para que serve um sindicato? Poderíamos mostrar diversas ações, projetos, movimentos, cursos, formações e atos que o SINJUSC protagonizou ao longo da sua história. Mas neste texto vamos analisar apenas a questão salarial recente.

Em apenas dois anos, a Luta do SINJUSC pelas melhorias salariais fez o vencimento dos servidores subir 6 posições no ranking nacional entre todos os tribunais estaduais. Em 2020, o salário dos servidores do TJSC ocupava o 12º lugar, em 2022 passou para a 6º posição. Veja aqui o Ranking nos Estados, anos 2020 e 2021. O levantamento é do Dieese em parceria com o SINJUS/SERJUSMIG.

Sindicato que faz a luta e traz as reivindicações da categoria, não se submete aos desmandos de quem tem a chave do cofre. Mas, principalmente, se coloca ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras para lutar. Dois anos muito duros com pandemia global, ataque sistemático ao serviço público, congelamento salarial (LC 173), reforma administrativa, ataque aos servidores com o ministro da economia Paulo Guedes chamando-os de parasitas. Em todas essas lutas, o SINJUSC esteve na linha de frente. Resistimos e, ainda, avançamos.

Entre 2020 e 2022, e aqui fazendo apenas o recorte analisado do ranking, o SINJUSC lutou, e muito, para conquistar a reposição. Sair do 12º lugar em salário e passar para 6º em apenas dois anos é a certificação da força que o SINJUSC tem junto com a categoria. A recente luta pela data-base 2021, que foi paga no começo de 2022, elucida muito bem o longo caminho que a categoria percorreu para ser valorizada. Relembre aqui a luta!

Importante ressaltar que ainda é preciso avançar mais. As condições de trabalho se alteraram muito com a massificação do trabalho não presencial, e junto disto, é necessária a devida adequação salarial. SINJUSC e categoria unidas transformarão tudo isso realidade.
 
AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DO TJSC É O 2º MELHOR NO PAÍS|
Outro destaque para os servidores de Santa Catarina é a valorização no auxílio-alimentação: em 2020 o benefício ocupava o 5 º lugar; em 2022 passou para o 2º melhor do pais, atrás apenas do Amazonas. A escalada na reposição ganhou importância quando em 2022, o SINJUSC garantiu reposição de 32% no benéfico e a fixação do reajuste à tabela de vencimentos, o que garante reajuste anual sempre que a data-base for paga. Sindicato é para isso, também!

LC 173 CONGELOU SALÁRIO, SINJUSC GARANTIU LUTA CONTRA|
A LC 173, proposta e aprovada pelo Governo Bolsonaro, congelou a carreira e salário de todo o funcionalismo público nacional. Aqui em Santa Catarina, o Sindicato resistiu e denunciou o retrocesso que a lei implicaria nos direitos dos servidores, fundamentando que a base da lei, austeridade fiscal, não se aplicaria no Estado.

Diversos estudos produzido pelo Dieese demostraram que a economia de Santa Catarina estava (e está) em expansão: o que segue sendo comprovado: SANTA CATARINA TEVE SUPERÁVIT EM 2020 E 2021. Esses dados foram  e continuam sendo usados nas negociações com a administração do Tribunal. O enfrentamento garantiu o pagamento da data-base, reajuste nos auxílios e retorno da licença-prêmio.
 
FALTAM OS TRIÊNIOS,  RETROATIVO DA DATA-BASE E URV|
Com o avanço nos pagamentos da data-base 2021 e licença-prêmio, reajustes nos auxílios (médico-social, creche e alimentação), o SINJUSC segue na luta pelo pagamento retroativo da data-base: O tribunal ainda deve 6,76% aos servidores (LEIA MAIS SOBRE AQUI) e o descongelamento dos triênios, que é o retorno da contagem do tempo e o devido pagamento, como aconteceu com as licenças-prêmio.

A mesma base e análise financeira de caixa para pagamento do retroativo da data-base o SINJUSC atualizada para fundamentar a razoabilidade do pagamento e incorporação do Direito à URV. As negociações seguem em andamento. LEIA MAIS SOBRE AQUI.
 
O QUE O SINJUSC CONQUISTOU NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS EM QUESTÕES SALARIAIS|
 

DATA-BASE 2021 – reposição de 14,78%
REPOSIÇÃO DE 28% DOS SEM PARIDADE
REAJUSTE NOS AUXÍLIOS ALIMENTAÇAO (32%) E CRECHE (18% )
FIXAÇÃO DOS AUXÍLIOS CRECHE E ALIMENTAÇÃO À TABELA DE VENCIMENTOS
DESCONGELAMENTO DAS LICENÇAS-PRÊMIO (pagamento e contagem do tempo estava suspensos pela LC 173 do governo Bolsonaro)
REAJUSTE NO VALOR DAS DIÁRIAS
REAJUSTE NO AUXÍLIO MÉDICO-SOCIAL – 32% de reposição
SUSPENSÃO DO CORTE DA VPNI
ABERTURA DE NEGOCIAÇÃO DA URV
EQUIPARAÇÃO DO SALÁRIO ENTRE 1º E 2º ASSESSOR
DATA-BASE 2020 – reposição de 2,4%
PAGAMENTO DO RETROATIVO DA DATA-BASE 2020
REAJUSTE NA TABELA DO AUXÍLIO-SAÚDE

6 comentários

  1. Parabéns Sinjusc pela constante luta!!
    Fui segunda assessora por 3 anos, de 2016 à 2019. Preciso postular via juízo a diferença concedida? Att,
    Franciele Pereira
    Tja – Capital

    • Olá, Fran. Boa tarde. O SINJUSC presta assessoria jurídica gratuita e individual para servidores filiados. No seu caso, é preciso fazer avaliação individual!

  2. Referente aos valores apresentados na Tabela 4 – Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme vencimento básico e gratificações dos servidores, do Ranking nos Estados (2021), não sei qual mágica fizeram para que o valor do Nível Superior no TJSC chegue a R$ 10.143,90, já que não recebemos gratificação (não nenhuma).

  3. Tudo isso sem contar a data base que foi conseguida com muita luta pelo Sinjusc e pelos Servidores. Só ela garantiu até agora uma reposição salarial na faixa de 60 ou 70%. Basta ver o contra-cheque de maio de 2004 e a de maio de 2.021.

  4. Parabéns sempre na luta 💪💪💪🤝🤝🤝 gostaria de saber se estou listada nós retroativos? O que preciso fazer?

    • Olá, Dulcemar. Não entendi muito bem sua demanda. O SINJUSC está na luta pela retroatividade da data-base 2021 e também pelos aposentados e pensionistas sem paridade que estavam sem reajuste desde 2018. Ambas reivindicações beneficiam todos os servidores ativos e aposentados do TJSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *