Relator e autor do Projeto que revoga os 14%, Pepê e Fabiano, com dirigentes do Fórum após CCJ nesta terça, 3 de outubro.

Revogação dos 14%: Pepê Collaço, Fabiano da Luz e Sérgio Guimarães votam a favor, mas Ivan Naatz pede vista

Na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alesc) desta terça, 3 de outubro, o relator da revogação dos 14% (PLC 4/2023) na Comissão, Pepê Collaço, votou a favor da proposta e foi acompanhado pelo autor do Projeto, Fabiano da Luz (PT), e pelo Repórter Sérgio Guimarães (União Brasil).

Porém, Ivan Naatz, líder do PL, mesmo partido do governador Jorginho Mello, pediu vistas e interrompeu a tramitação do PLC que, se aprovado por maioria na CCJ, seguiria para outras comissões e, finalmente, para votação em plenário com todos os 40 parlamentares da Alesc.

“É no mínimo estranho que o Ivan Naatz tenha assinado o PLC e na hora de votar tenha pedido vista. Assinou sem ler? Que esclarecimentos ele quer sobre um projeto que ele mesmo subscreve? Eu suspeito que tenha havido uma interferência do governador Jorginho na Alesc para parar a tramitação da revogação” – disse Neto Puerta, vice-presidente do SINJUSC.

Os sindicatos que fazem parte do Fórum Catarinense responderam os questionamento do relator do PLC na CCJ de maneira conjunta e organizam uma participação massiva das categorias que compõem o serviço público estadual nesta quarta, 4 de outubro, quando a Comissão de Finanças e Tributação realiza, a partir das 9h30, audiência pública sobre o tema.

Pepê Collaço também ofereceu a oportunidade do governo se manifestar por meio de provocação à Secretaria de Estado da Fazenda, à Casa Civil e à Procuradoria do Estado, mas apenas o presidente do Iprev-SC, Vânio Boeing, respondeu às diligências do legislativo estadual.

22 comentários

  1. Eu acho certo sim , da um desconto na dividas das empresas mais o menos 70 % de desconto emcima do valor da divida e o Restante sendo parcelado em no maximo 60 meses , desde que pague o do mês corrente . tendo em vista o Desenvolvimento do Estado , todos saem ganhando no aspecto enconomico Estadual

    • Certo? o governo não deve abrir mão do dinheiro que é para o Estado investir na população Claudevan! Não tem desconto, por exemplo, para o aposentado pagar empréstimo consignado. Ainda por cima, esse desconto encoraja os empresários a não pagarem em dia, para pagar menos depois. Imagina o que pensa aquele empresário que está em dia quando vê que o outro que tá em atraso vai receber desconto!

  2. Nas eleições os deputados do PL disseram que iam derrubar os 14 porcentos, agora está sujeira, quer dizer são uns mentirosos , só para enganar os aposentados

  3. essa vista tem quanto tempo???????deve devolver o processo quando?????é o fim da picada…ta na cara q quer enrolar….medidas.como.essa.mostram.desespero.no.lado.de.la.luta.sem.tregua.ate.a.conquista.da.revogação……SP.e.AL.ja.revogaram..SC.tambem.pode…

  4. Foi muito antagônico a posição do Deputado Ivan. Falta de sensibilidade e respeito com os aposentados em sc. A serviço do pedido do governador decepção total. absurdo.

  5. Amigo se foi pedido vista, ngm votou nada ainda, tem que esperar a próxima reunião para ver qual vai ser o voto Vistas, só assim irá para votação.

    • Olá Wellington, como foi explicado na matéria, três deputados já votaram a favor da aprovação na CCJ.

  6. Vergonha, para dar isenção aos milionários, o PL é fantástico! Ivan Naatz vai yrair os aposentados.

  7. Agradecimento, a todos que estão lutando para que este roubo do salário dos aposentados e de quem vai se aposentar, seja revogado assim que possível.

  8. Depender do PL, estamos fritos. Partido horrível. Só tem trambiqueiros, só defendem a Burguesia.

  9. Tá muito claro que o deputado Ivan, está retardando o processo para dar tempo ao governo, que para se eleger prometeu acabar com o confisco criado pelo seu antecessor, e agora tá criando obstáculos.

  10. Não é surpresa que o GOVERNO tenha feito interferência na votação do projeto. O que falou no palanque antes da eleição não faz parte do real projeto do seu “governo”.

  11. 14% confisca salário dos professores aposentados e poupa o salário do alto escalão, como procuradores que ganham acima de 30 mil reais. Que reforma da previdência justa né gente

  12. Que sirva de lição para aprenderem a votar com consciência em candidatos que nos defendam. Leiam, se informem antes de irem as urnas e abram os olhos. Nossa arma é o voto!!!

  13. Desejo saber quanto tempo vai demorar esse pedido de vista.Tambem que sirva de lição para todos e todas na hora de dar sei voto a quem nos irá representar, ou tirar nossos direitos, depois de uma vida de trabalho. INDIGNADA, me sentindo usurpada enquanto cidadã trabalhadora professores 30 anos de sala de aula.

  14. Desejo saber quanto tempo vai demorar esse pedido de vista.Tambem que sirva de lição para todos e todas na hora de dar sei voto a quem nos irá representar, ou tirar nossos direitos, depois de uma vida de trabalho. INDIGNADA, me sentindo usurpada enquanto cidadã trabalhadora professora 30 anos de sala de aula.

  15. Me sentindo usurpada, no meu direito se cidadã catarinense, trabalhadora, professora,30 anos de sala de aula, depois de ter pago, minha aposentadoria. Indignada, até quando..? Quem sabe, na hora de votar, muitos colegas, pensem um pouco, ano que vem tem eleições novamente.

  16. É lamentável o descaso com nós aposentados. Do dia p noite extraem do mísero salário 14%. Sou viúva e faz muita falta os quase 700,00reais de desconto. Grosseiramente calculando já foi p o governo 16.000.00 reais. Está passando do limite está vergonha. Quero que estornem a quantia recolhida com juros e correção monetária. Que o governo tire de quem tem pq eles não pagam nossas contas e o que descontam faz muita, mas muita falta. Não vamos esmorecer. Avante pelos nossos direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *