Bilateral entre pesquisadores e sindicalistas, brasileiros e argentinos, tratou de experiências dos dois lados da fronteira.

Representantes de sindicatos e universidades do Brasil e da Argentina dialogam sobre experiências em saúde e trabalho

O encontro aconteceu na manhã desta quarta, 28 de agosto, no auditório do SINJUSC, e reuniu pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Nacional de Rosário (UNR) com sindicalistas do judiciário dos estados de Santa Catarina e Pernambuco, como também da província de Santa Fé e da cidade de Buenos Aires.

O grupo formado por pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot-UFSC) falou da pesquisa sobre os impactos do home-office realizada com trabalhadoras e trabalhadores do judiciário da região Sul do Brasil durante a pandemia, mas também sobre a nova pesquisa que o Neppot vai realizar em parceria com o SINJUSC sobre condições de trabalho no judiciário catarinense.

Já o pessoal da Carreira de Especialização em Medicina do Trabalho da UNR, apresentou o curso de formação oferecido para os delegados sindicais das entidades argentinas para identificar e proceder em casos de assédio moral e sexual no local de trabalho, bem como em outras questões relacionadas à saúde no espaço laboral.

O secretário do Sindicato de Trabalhadores Judiciais da Província de Santa Fé, Andres Barrancos, disse que está “ansioso para conhecer mais experiências dos companheiros brasileiros e levar novas ideias para serem implementadas no judiciário de Santa Fé”.

O convite para colegas da Argentina virem ao Brasil foi feito pelo presidente do Fazendo Escola e vice-presidente do SINJUSC, Neto Puerta, que em março deste ano esteve na UNR participando de evento sobre saúde e trabalho organizado por sindicalistas do judiciário e pesquisadores argentinos.

ARGENTINOS FIZERAM TOUR PELO CENTRO HISTÓRICO DE FLORIPA, PELA COMUNIDADE DO MONTE SERRAT E PELO TJSC

Na tarde desta quarta, a comitiva argentina e de sindicalistas de outros estados foi levada para uma visita guiada ao centro histórico de Floripa e à comunidade do Monte Serrat. A ideia é que os visitantes conheçam a realidade local para entender melhor os desafios enfrentados pelos servidores públicos não só da Justiça, mas de outros setores, no atendimento à população.

Na terça, dia 27 de agosto, o mesmo grupo já havia visitado diversos setores do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) para entender como funciona a rotina laboral no judiciário catarinense. Aproveitaram ainda, para visitar o Museu Desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto no próprio Tribunal e conhecer um pouco da história do órgão. O e-proc, plataforma digital de processos da justiça catarinense, chamou a atenção da delegação argentina, pois no país vizinho a tramitação ainda se dá por meio de processos físicos.

SEMINÁRIO “POR UM FIO” COMEÇA NA QUINTA

Argentinos e colegas de outros sindicatos que fazem parte do Fazendo Escola estão em Florianópolis para participar do Seminário Internacional Por Um Fio que acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na UFSC. Uma realização do Fazendo Escola em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro-UFSC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), o Seminário conta com a participação de autoridades no tema saúde e trabalho como Sônia Fleury, Deivison Faustino, Jorge A. Kohen e Francisco González.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *