Na tarde da terça-feira (25/10), o Presidente do SINJUSC, Neto Puerta, conversou com o Des. Altamiro de Oliveira, 1º Vice-Presidente do TJSC, sobre a possibilidade de instalação de uma Comissão para discutir a Reestruturação de Cargos e Funções no âmbito do Tribunal.
No mesmo dia, uma cópia do ofício 46/2022 que solicita a instalação da Comissão, protocolado na segunda-feira (24/10) e autuado no processo SEI nº 27.2002.8.24.0710, foi entregue ao Secretário Jurídico da Presidência do TJSC, Rafael de Mello, com pedido de audiência da diretoria do Sindicato com o Des. João Henrique Blasi para tratar do assunto.
Na avaliação de Neto, “as conversas foram muito boas, tanto o Des. Altamiro quanto o Secretário Rafael foram receptivos à nossa abordagem. Eu acredito que, além de entender que a reestruturação se faz necessária no contexto atual, a administração do Tribunal enxerga a importância da participação da categoria nesse processo.”
A ideia é iniciar a discussão em torno da atualização das funções que ficaram ultrapassadas com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação na rotina laboral, além de combater a disfunção e promover a qualificação das trabalhadoras e dos trabalhadores do judiciário catarinense.
IMPLEMENTAR A QUEBRA DO LIMITADOR FAVORECE O DEBATE DA REESTRUTURAÇÃO
A “quebra do limitador” que reúne o acréscimo de um nível com 10 referências em cada grupo ocupacional e a descompatibilização da tabela de vencimentos é uma forma do Tribunal “ganhar tempo” para o debate da reestruturação.
Além de manter a política de incentivo à qualificação, a “quebra” oferece nova perspectiva para metade da categoria que está prestes a atingir o topo da tabela ou já se encontra estagnada no teto.
E os aposentados como ficam nessa nova reestruturação?
Também serão beneficiados!