Adobe Stock Photo

Retroativo da “quebra do limitador” para aposentados(as) confirmado na prévia do contracheque

Aposentadas, aposentados e pensionistas de nível médio do TJSC que passaram a receber parte ou a integralidade da Gratificação de Nível Superior (GNS) em março, recebem agora em maio, o retroativo desse valor referente aos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece porque a Lei Complementar n° 847 instituiu a chamada “quebra do limitador” a partir do dia 20 de dezembro de 2023.

De acordo com a administração do TJSC “os recursos dependem de descentralização do IPREV, por isso não foi possível fazer o pagamento na folha suplementar de abril” como aconteceu com quem ainda está na ativa.

QUEBRA DO LIMITADOR BENEFICIA QUASE 1200 PESSOAS NO TJSC

Ao todo, 1178 trabalhadoras e trabalhadores de nível médio do judiciário catarinense foram beneficiados pela quebra do limitador implementada na folha desde março.

Há confirmação de que 871 técnicos e técnicas, dentre os quais 264 aposentadas e aposentados, passaram a receber a Gratificação de Nível Superior (GNS) que antes era suprimida por conta da limitação ao nível 10 A da tabela de vencimentos. Outros 307, dentre os quais 52 aposentados e aposentadas, tiveram um aumento no valor da GNS nos contracheques deste mês em diante.

De acordo com o cruzamento do quantitativo de beneficiados pela medida com o total de trabalhadoras e trabalhadores do TJSC, inclusive aposentadas e aposentados, disponibilizado pelo Iprev-SC em novembro de 2023, a quebra do limitador alcançou 13,79% da categoria.

17 comentários

  1. Eu que pensava que a quebra iria contemplar os serviços auxiliares também aliás a todos . Ficamos de fora e com duzentos reais na folha mais decepcionante terrivel

    • A “quebra” encaminhada pela administração Blasi no final do ano passado foi esta Silésia, a categoria queria outra proposta, aquela que adicionaria mais uma linha na tabela, mas não teve acordo. Contudo, o debate sobre a reestruturação da tabela agora é uma nova oportunidade de pautar a valorização do SAU. Vamos juntos!

  2. Boa tarde… desculpe mas não entendi… qual o critério, o que o servidor/técnico precisa pra ser beneficiado? Qual a situação desses 871 técnicos , que passaram a receber a Gratificação de Nível Superior (GNS)? são os que estão na última letra da tabela?

  3. Infelizmente a quebra do limitador é mais direcionado para quem está na ativa, pq aposentado(a)(s) não são promovidos.
    No fim a mesma história ficaremos esquecidos e pronto.
    ##Por favor publiquem meus comentarios, a moderação reprova por que?

    • Natália, a moderação só não aprova comentários com conteúdo ofensivo (palavrões e agressividades) e/ou com informações equivocadas difíceis de esclarecer. Veja o caso deste seu comentário, por exemplo, na matéria está escrito que mais de 300 aposentados foram beneficiados pela “quebra do limitador”, então os aposentados não foram esquecidos.

      • Boa tarde!
        Então não é o meu caso, jamais, escrevi ou escreverei comentários ofensivos, com palavrões ou agressividade para qualquer Sindicato, Associações…
        Respeito é a base de tudo.
        Posso divergir em alguns pontos, mas, sempre uso educação e respeito nas minhas opiniões.
        Obrigada!
        Natalia

  4. Eu estou aposentada desde 2015, retornei a receber minha gratificação de Nível Superior em março, e agora em maio veio o atrasado de janeiro e fevereiro, por conta da Lei complementar 847 de dezembro de 2023.
    Agradeço o esforço do sindicato.
    gostaria que o atrasado fosse retroativo ao início da data que deixei de receber tal gratificação.
    Mas valeu receber novamente um direito que recebi por muitos anos e estava perdido.
    Obrigada, continuamos na Luto por outros diretos.

    • Estamos juntos Maria! Infelizmente a Lei não pode retroagir e como a antiga Lei vedava o recebimento, não cabe o retroativo. Esses dois meses só vieram, porque a LC 847 foi aprovada ali no finalzinho de dezembro do ano passado! Forte abraço!

  5. Há anos o Sinjusc vem tentando “adicionar mais uma linha na tabela”, porém o TJSC diz: NÃO!!

    Por que não mudar o pedido?

    Por exemplo, acrescentar 20 ou 30 porcento na tabela atual? Não muda a tabela, mas o ganho real no vencimento que é o importa, seria somado!

    • Olá Pedro, é uma alternativa, mas a assembleia da categoria aprovou ganho real de 5% e reestruturação da tabela, além de outras pautas. Fique atento para não perder a próxima assembleia que for debater a campanha salarial para que todas e todos possam apreciar a sua proposta e votá-la. Mas de qualquer forma, agradecemos a sua contribuição!

    • Excelente sugestão, Pedro! talvez uma mudança/ ou anexar mais uma opção no enfoque possa nos favorecer…

  6. Bom dia ,SINJUSC na folha de pagamento minha veio 200 reais ,do que seria ? porque foi falado em 3,69 que seria a inflação mais ai seria muito mais?

    • Olá Kátia, para verificar se há algo de errado com o seu pagamento recomendamos que entre em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do TJSC. Caso não consigas resolver, a assessoria jurídica do SINJUSC está há disposição de todas as filiadas e todos os filiados.

  7. SINJUSC aqui pro pessoal veio isso mesmo 200 reais essa foi a inflação veio só de maio 3,60 veio esse valor mesmo ,mais pessoas ganharam esse valor.

    • Entendemos Kátia, não estamos contestando o valor, apenas o fato de que o salário é o mesmo há 28 anos, como disseste antes. É colocar os 3,69% no bolso e seguir lutando para ganhar mais! Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *